Topo

Blog da Redação

Vinte frases da música brasileira que deveriam estar no ônibus da seleção

UOL Esporte

08/02/2018 04h00

Por José Edgar de Matos e Lucas Pastore
Do UOL, em São Paulo

Como virou costume nas últimas edições da Copa do Mundo, a frase que vai estampar o ônibus de cada seleção será escolhida por meio de concurso cultural promovido pelo site da Fifa em parceria com a Hyundai. Por isso, o UOL Esporte pensou: por que não buscar esta frase em músicas que embalam o nosso país?

Isso porque a música brasileira é a música mais poética, a mais romântica, a mais sentimental. Também é a música mais malemolente, mais sensual e a mais bonita. Enfim, ela ESBANJA sabedoria. Por isso, selecionamos as frases que combinam bem com o percurso que a seleção brasileira percorreu até chegar ao ano da Copa da Rússia como uma das favoritas.

(Imagem: Arte UOL)

O brasileiro começou o ciclo desconfiado com a ERA DUNGA II, O RETORNO. Foi difícil convencer o torcedor de que a seleção era uma seleção bacana, história semelhante à contada pelo MC G15 em Cara Bacana. Hoje, ninguém nega que as brigas serviram para o "povo" ver que ama o time nacional .

(Imagem: Arte UOL)

Aí veio Adenor Leonardo Bachi, ele mesmo, o Tite, esse treinadorzão da preula, com sua eloquência de radialista/sociólogo e sindicalista (tudo ao mesmo tempo), ganhando a gente no xaveco, como narrado pelo Molejo na canção Paparico.

(Imagem: Arte UOL)

Agora, este treinador nos dá a confiança que basta deixar o barco nas mãos dele, tal quais os piratas, reis da embarcação personagens da canção Tesouro de Pirata (Onda Onda), do grupo Tchakabum, fazem com seu capitão.

(Imagem: Arte UOL)

Agora, está todo mundo fechado com a seleção. Ninguém vai criticar (pelo menos) até o fim da Copa, assim como MC Livinho, o bigode mais famoso desta nação, faz com seu contratinho descrito em Fazer Falta. Não custa lembrar que o manual de segurança manda todos irem sentados no ônibus! Se sentar, não vou te criticar.

(Imagem: Arte UOL)

Até porque a seleção é formada em grande parte por jogadores que disputarão sua primeira Copa do Mundo. Tais como aqueles que nunca dizem não na canção Garotos II (O Outro Lado), de Leoni, são só garotos!

(Imagem: Arte UOL)

Agora, 16 anos após ganhar o último título e disposto a esquecer o trauma de 2014, o Brasil, quase como quem manda um "Oi, sumida" para a Copa, queria saber, assim como o Rei Roberto Carlos gostaria: Como vai você?

(Imagem: Arte UOL)

Afinal de contas, a dor do 7 a 1 foi tanta que o brasileiro cogitou nunca mais pensar em Copa do Mundo. Agora, ele só quer que ela venha logo, tal qual o enredo interpretado por Fafá de Belém na canção Nuvem de Lágrimas.

(Imagem: Arte UOL)

Não dá mais para lutar contra: vendo o Brasil de Tite disparar rumo à primeira colocação das Eliminatórias, o hexa pintou como um sonho, tal qual a paixão descrita em Caça e Caçador por Fábio Júnior – o homem cujo amor é tão lindo que é capaz de gerar Cléo Pires e Fiuk.

(Imagem: Arte UOL)

Foram 16 anos de gestões não tão lúcidas que fizeram a ideia do hexa se afastar da cabeça do brasileiro. Mas a Copa vai voltar, ô se vai – assim como a amada retratada no sucesso Ela vai voltar, de Charlie Brown Jr. Fora que Neymar nasceu para o futebol sob o DDD 013, tão exaltado durante a vida de Alexandre Magno Abrão, o Chorão.

(Imagem: Arte UOL)

É isso mesmo, Copa: o Brasil te quer de novo, como se fôssemos o grupo Art Popular na canção Fricote. Vai faltar água de coco se o hexa vier. Alguém duvida?

(Imagem: Arte UOL)

Claro que não podia faltar um trecho do HINO NACIONAL BRASILEIRO 2.0: Copa do Mundo, o Brasil te quer mais do que tudo, em um dos inesquecíveis versos da canção Evidências, imortalizada na voz da dupla Chitãozinho & Xororó. É verdade que temos saudades e ainda pensamos muito em você, troféu.

(Imagem: Arte UOL)

Vem, Copa, vem para o Brasil, vem ser anunciada no Pelô por Galvão Bueno e levada para o meio do povo por Márcio Canuto, vem sentir esse balanço gostoso da música Vem Meu Amor, imortalizada na voz da diva Ivete Sangalo durante a brilhante trajetória com a Banda Eva.

(Imagem: Arte UOL)

Verdade seja dita: quando chega a Copa do Mundo, todo brasileiro se sente criança de novo. Assim como o Cantor Salgadinho, do saudoso Katinguelê, diz que se sente ao lado de sua amada no hino No Compasso do Criador. Como interpretado pelo 'pequeno salgado': a gente chega nas estrelas/chega onde a gente quiser/só não chega se acabar a nossa fé. E fé não falta para Tite.

(Imagem: Arte UOL)

Por falar em pagode 90, acreditar no hexa em 2018 será utopia ou realidade? O grupo Art Popular já fazia essa questão há anos na canção Utopia.

(Imagem: Arte UOL)

Tradição é tradição. Se tem uma seleção que conhece bem o caminho até o título é a seleção brasileira, assim como a maravilhosa Marília Mendonça, representante do Feminejo nessa lista, conhece. Fora que esse mulherão da preula entoa um recado dado pela equipe nacional aos adversários: prepara, que eu já tô me preparando/Enquanto cê tá indo, eu tô voltando

(Imagem: Arte UOL)

Caminho para quê? Caminho Pra Ver o Sol Brilhar, nome de uma das canções dele. Sim, ele. Sim, ele mesmo: Marcelo Pires Vieira, o cantor Belo, o representante do verdadeiro romantismo brasileiro nas últimas décadas.

(Imagem: Arte UOL)

De uma coisa a gente tem certeza: de que a seleção brasileira vai chegar chegando plena como a Ludmilla chega no baile e ainda canta para a gente na canção Cheguei. Afinal, quem tem Neymar, Gabriel Jesus, Coutinho, Willian e companhia desperta automaticamente inveja nas "recalcada" e nas "falsiane".  O time de Tite vai sair do país para "causar".

(Imagem: Arte UOL)

Agora vamos à análise tática: na primeira fase, o Brasil vai enfrentar Suíça, Costa Rica e Sérvia, seleções que ficaram famosas por sua excelência defensiva nas últimas Copas do Mundo e que (provavelmente) vão "esperar" a equipe de Tite. Por isso, a seleção precisa estar preparada para atacar, como Anitta e Pabllo Vittar estão na canção Sua Cara.

(Imagem: Arte UOL)

Por outro lado, se o Brasil avançar e enfrentar adversários que têm excelência ao propor o jogo, como Alemanha e Espanha, talvez seja melhor chamar o adversário para seu campo e jogar no contra-ataque, como Anitta sugere no hit Sim Ou Não, com o colombiano Maluma.

(Imagem: Arte UOL)

Agora, imagina se o Brasil enfrenta a Argentina na Copa e vence? Não restará opção além de ouvir a sugestão de Jojo Toddynho na canção Que Tiro Foi Esse? e sambar na cara da inimiga. "Sambar na cara da inimiga" também serviria contra todos os outros rivais superados, desde que Tite, Neymar e companhia voltem ao país com o hexa.

Para quem quiser participar, o prazo para enviar sua sugestão de frase para o ônibus da seleção brasileira – ou de qualquer outra seleção – vai até dia 28 de fevereiro no site da Fifa.

Leia mais

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação