Topo

Blog da Redação

25 anos após banir o Air Jordan I, NBA proíbe uso de tênis "milagroso"

UOL Esporte

19/10/2010 14h33

Um tênis que promete que o atleta ganhe valiosos centímetros de impulsão sem qualquer exercício físico específico acaba de ser proibido pela NBA. Quem promete o milagre é o Athletic Propulsion Labs Concept 1, ou simplesmente APL. Sim, o nome do calçado é complexo, mas o mecanismo que garante aumento no salto é ainda mais.

De acordo com o site do produto, o tênis contém uma tecnologia capaz absorver a energia aplicada nos calcanhares do atleta no momento do salto e aplicá-la na ponta dos pés. Este seria o segredo para realizar o sonho de tantos jogadores de basquete: enterrar.

A liga norte-americana argumenta que jogadores não podem usar durante o jogo qualquer calçado que crie vantagem indevida sobre o adversário. Ou seja, o APL seria uma espécie de doping pelo vestuário, algo parecido com a polêmica dos "supermaiôs" que abalou a natação meses atrás. Assim sendo, o calçado está proibidio das quadras da NBA.

Ironicamente, a punição chega exatos 25 anos depois que a liga colocou ninguém menos que Michael Jordan (ainda uma estrela em ascensão) contra a parede por usar a primeira edição de seu Air Jordan. Na ocasião, contudo, o motivo não foi a vantagem promovida pela tecnologia, mas sim uma questão estética. Nos idos de 1985, a liga permitia apenas tênis dicretos, predominantemente  pretos ou brancos, mas o tênis do camisa 23 do Chicago Bulls estampava o vermelho de sua equipe. Depois de muita discussão e alguns milhares de dólares em multas, a NBA cedeu à pressão das empresas de material esportivo.

Hoje, a liberdade em termos estéticos é tanta que o novato John Wall, do Washington Wizards, anunciou que vai fazer sua estreia na NBA com um tênis dourado. Imagina o que aconteceria se isso fosse feito em 1985…

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação