Topo

Blog da Redação

Novo game da NFL está levando lesões cerebrais a sério

UOL Esporte

31/03/2011 09h04

Crédito: Reprodução Madden NFL

Proprietários, liga e jogadores da NFL estão em discussão neste intervalo de temporada e um dos assuntos mais comentados nas reuniões é a segurança dos atletas em campo. Recentes relatórios médicos apontam um aumento significativo em lesões cerebrais nas partidas da liga, com destaque para os casos concussão.

Eis que essa discussão – bastante pertinente, aliás – chegou ao mundo dos videogames. Um dos games de futebol americano mais tradicionais e populares no planeta, o Madden está prestes a lançar sua 12ª edição e irá mudar a "conduta" em relação ao assunto.

Perfeccionista, o jogo inclui lesões por concussão aos seus atletas. O problema é que até a última edição do game, os jogadores que sofressem esse tipo de lesão voltavam à partida no período seguinte, enquanto na vida real as regras da NFL proíbem o atleta de atuar até que ele seja liberado por um médico responsável. De acordo com o presidente da EA Sports, isso irá mudar no Madden NFL 12. Peter Moore afirmou que é obrigação de sua indústria orientar os jovens quanto aos perigos de uma lesão cerebral e irá adequar as regras do game às da NFL. Ou seja, se seu jogador sofrer uma concussão cerebral em campo, ele só retornará na próxima partida.

A atitude recebeu elogios do representante do sindicato dos atletas da NFL, George Atallah, que se manifestou via twitter. "Bom para a EA Sports. Atletas que sofreram concussão serão impedidos de retornar ao jogo".

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação