Topo

Blog da Redação

Musas do Esporte 13 - Danica Patrick

UOL Esporte

16/05/2011 19h15

Uma gata veloz e vencedora, mas que ainda é questionada na pista

Crédito: Getty Image

Danica Patrick é uma baixinha bonita e veloz. Competindo em um esporte predominantemente masculino, a norte-americana conseguiu se colocar entre as melhores da Fórmula Indy, quebrou uma série de barreiras, tornou a categoria um sucesso de público, mas mesmo assim ainda não convenceu a todos de seu talento.

Essa morena começou no esporte aos 10 anos de idade como a maioria dos pilotos de sucesso: correndo (e vencendo) no kart. Em 2005, Danica passou a competir na Indy e se tornou a primeira mulher na história a liderar a mais tradicional prova de automobilismo dos Estados Unidos ao ficar na dianteira da Indianápolis 500 por 19 voltas. Uma novata entre pilotos experientes, Danica terminou a prova em quarto lugar.

A campanha em seu primeira temporada da Indy e a atuação em Indianápolis renderam à morena uma fama mundial. Ao longo dos anos seguintes, Danica seria uma espécie de garota-propaganda da categoria, que viu seus índices de audiência subirem consideravelmente desde sua entrada.

Em 2008, a musa do automobilismo alcançou seu maior feito desde aquela atuação em Indianápolis: Danica foi beneficiada pela falta de combustível no carro do então líder Helio Castroneves e se tornou a primeira mulher a vencer uma prova de Fórmula Indy. O feito aconteceu no circuito Twin Ring Motegi, no Japão.

 

Eu não tento ser um modelo e inspirar as pessoas.
Quando isso é real e autêntico e você tenta dar
respostas honestas torna-se uma tarefa fácil.

 

Porém, estabelecer-se em um universo dominado por homens não é simples. Durante o período de ascensão da musa na categoria, o piloto Robby Gordon chegou a questionar a presença desta "pequena notável" na competição. Para ele, os seus 45 quilos muito bem distribuídos entre os 1m58 de altura davam vantagem à musa durante a corrida. "Quanto mais leve o carro, mais rápido ele anda", argumentou.

Para Gordon, a categoria deveria exigir que todos os carros largassem com o mesmo peso, "como faz a Fórmula 1″, sugeriu. Os organizadores da Fórmula Indy, contudo, rebateram dizendo que o peso do carro não influenciava tanto na categoria.

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/92826[/uolmais]

Em 2008, Danica também se envolveu em um bate-boca nos boxes da categoria. Curiosamente, a discussão foi com outra mulher, a venezuelana Milka Duno. A norte-americana foi reclamar – de forma educada, diga-se – que a competidora estava muito lenta nos treinos livres e atrapalhando os demais pilotos. Milka não levou as críticas de forma muito construtiva e reagiu atirando a toalha duas vezes no rosto da morena, que deixou os boxes soltando o verbo.

Danica Patrick recebe o beijo do marido antes de entrar na pista. Os dois se conheceram quando ela tratava de uma lesão ocorrida durante sessão de yoga. Crédito: AP Photo/Tom Strickland

Danica é casada desde 2008 com Paul Edward Hospenthal, um fisioterapeuta 16 anos mais velho que ela. Após anos e anos arriscando a vida em pistas de corrida, a morena conheceu seu marido durante o tratamento de uma lesão sofrida em outra atividade física de alto risco: uma sessão de yoga.

LEIA MAIS NO BLOG DA REDAÇÃO
Precisa de inspiração? Veja toda a série Musas do Esporte.
Mais gatas. Confira as Namoradinhas do Esporte.
Renata Fan e Marge Simpson. Leia o que mais foi dito de Danica Patrick no blog.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação