Topo

Blog da Redação

Musas do Esporte - Andrea Petkovic

UOL Esporte

20/06/2011 13h59

A tenista que lê Goethe, toca bateria e celebra vitórias com Moonwalk

Crédito: Divulgação

Andrea Petkovic não é uma tenista comum. E não estamos falando de sua atuação dentro de quadra, ainda que esta alemã nascida na Bósnia ocupe uma honrosa 13ª posição no ranking da ATP. É fora de quadra, e especialmente em suas preferências e passatempos, que Andrea se diferencia do resto das atletas do circuito.

Quantas vezes no circuito da WTA o leitor viu uma bela tenista que lê Goethe e comemora vitórias aos passos do famoso Moonwalk, imortalizado por Michael Jackson? Pois é justamente o passo do Rei do Pop quejá virou sua marca registrada desde o Torneio de Roma, quando fez uma piada sobre a condição escorregadia das quadras.

Porém, engana-se quem acha que Andrea Petkovic é uma brincalhona. A alemã de 23 anos de idade leva o tênis a sério, mas vale dizer que isso acontece há bem pouco tempo – e esta é mais uma excentricidade de nossa musa. Ao contrário de algumas tenistas que perdem a infância rebatendo bolinhas, Andrea resolveu dedicar-se ao tênis seriamente somente aos 19 anos, quando terminou o colégio. Antes disso dedicou-se aos estudos, literatura, tocar bateria e, claro, festas.

A tenista conta que quando encontra seus antigos amigos, tênis é um assunto proibido. "Meus amigos são todos da época da escola. Muitos deles são artistas, músicos e fotógrafos. Eles fazem um monte de coisa esquisita", conta. A decisão de se dedicar integralmente ao tênis veio após o término do curso, ainda que o pai insistisse pela universidade: "Eu disse que se não estivesse entre os 50 melhores em dois anos eu iria desistir. E após dois anos eu era a 49ª do ranking".

Andrea Petkovic já dedicou boa parte de seu tempo à música. A tenista alemã toca bateria e guitarra, além de ser fã da banda Bloc Party. Crédito: Divulgação

Um de seus passatempos prediletos é tocar bateria, a qual está proibida de levar aos torneios para manter o sossego dos vizinhos de hotel. Fã de música, ela ainda alimenta esperança de ir ao tradicional festival de Glastonbury, na Inglaterra, para ver sua banda predileta: Bloc Party.

A leitura também ocupa o tempo livre da alemã que já venceu oito títulos da WTA na carreira e acumula mais de US$ 1,5 em prêmios. Nas viagens leva sempre dois livros, uma novela e uma autobiografia. Sempre. Seus dois autores prediletos são Oscar Wilde e Goethe.

Tenista alemã ensaia sua versão do Moonwalk imortalizado por Michael Jackson. Ideia surgiu no Torneio de Roma por conta da condição escorregadia da quadra de saibro. Crédito: Getty Image

Apesar da dedicação ao tênis, Andrea não abandonou os estudos e cursa Ciências Políticas, na Alemanha. O seu futuro pós-tênis está aberto e a musa fala até em se dedicar ao jornalismo ou música. "Talvez eu me transforme em uma pop star, como Britney Spears. O problema é que na verdade eu não sei cantar", brinca a tenista.

CONFIRA O "PETKO MOONWALK"
[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/11719789[/uolmais]

LEIA MAIS NO BLOG DA REDAÇÃO
Outras gatas. Veja a série completa das Musas do Esporte.
Na França. Musa de Roland Garros seca Bellucci, mas não dá sorte a franceses.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação