Topo

Blog da Redação

Musa do Esporte: Forma atlética de Charlene Wittstock conquistou o príncipe esportista

UOL Esporte

28/06/2011 07h00

Crédito: Reuters/Issei Kato

No próximo dia 2 de julho, a ex-nadadora Charlene Wittstock subirá ao altar com Albert II, príncipe de Mônaco, um conhecido esportista real. Albert Alexandre Louis Pierre já participou de mais de cinco Jogos Olímpicos de Inverno com o bobsled (o trenó no gelo) e é membro do COI. Seria natural, então, que sua mulher viesse deste meio.

O encontro entre os dois foi em 2000. Charlene esteve em Mônaco para uma competição representando a Alemanha, meses depois de conquistar o quinto lugar com o revezamento 4×100 livre nos Jogos Olímpicos de Sydney. Em entrevistas, o príncipe Albert afirmou que se sentiu imediatamente atraído pelos movimentos atléticos da loira de 22 anos de idade, embora os olhos azuis e o sorriso carismático também devem ter colaborado.

Naquele fim de semana, Charlene ganhou a medalha de outro no nado costas – sua especialidade – e, mais importante ainda, conquistou o coração do príncipe Mônaco. Onze anos depois do primeiro encontro, o casal está prestes a se casar e Charlene a um "sim" de assumir o posto que foi de Grace Kelly até 1982. A diva do cinema, morta em um acidente automobilístico, casou-se com o príncipe Rainier III, pai de Albert, em 1956.

Sua introdução na natação foi obra da mãe, também ex-nadadora e técnica na modalidade. Nascida em Bulawayo, no Zimbábue, sua família mudou-se para a África do Sul quando Charlene tinha apenas 12 anos, mais ou menos no período em que a futura princesa começou a competir e se destacar em torneios da base na África do Sul.

Charlene Wittstock destacou-se como nadadora do estilo costas na África do Sul e representou o país nos Jogos de Sydney-2000. Curiosamente, foi justamente por causa das piscinas que a loira conheceu o príncipe Albert, de Mônaco. Crédito: Getty Image

O namoro, contudo, demorou a engatar.  O noivo, hoje com 53 anos, e Charlene, 33, sempre se mantiveram discretos sobre o relacionamento, mas em 2001 ambos foram vistos em Monte Carlo pela primeira vez. Em 2006, Charlene se mudou para Mônaco e passou a freqüentar assiduamente eventos da realeza. A aposentadoria das piscinas foi anunciada em 2007.

A vida social no riquíssimo principado é agitada e participações em eventos esportivos uma constante no cotidiano do casal. Neste ano, por exemplo, a futura princesa esteve no tradicional GP de Mônaco de Fórmula 1, onde foi a responsável por entregar o troféu ao vencedor, o alemão Sebastian Vettel. O futuro marido, Albert, também entregou o troféu de campeão ao tenista espanhol Rafael Nadal após o título no Torneio de Monte Carlo.

As comparações entre a ex-nadadora e Grace Kelly são inevitáveis. A diva do cinema casou-se com o pai de Albert II, mas morreu em um trágico acidente de carro, deixando o "posto" que no próximo fim de semana será ocupado por Charlene. Crédito: Getty Images

Com a união, a ex-nadadora terá a difícil responsabilidade de ser a sucessora de Grace Kelly, uma princesa extremamente querida, mas que morreu em um trágico acidente de carro, em 1982, aos 52 anos de idade. Ambas são loiras, têm bom gosto para se vestir e esbanjam carisma.

Porém, as comparações ficam por aí. Charlene é mais discreta que a estrela do cinema. Seu casamento reunirá pouco mais de 1000 jornalistas, um número baixo para nossos tempos midiáticos. O casamento de Grace Kelly, que em 1956 reuniu quase dois mil jornalistas, por exemplo, foi visto por mais de 30 milhões de pessoas.

LEIA MAIS NO BLOG DA REDAÇÃO
Mais gatas. Veja toda a série Musas do Esporte.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação