Topo

Blog da Redação

Musa do Esporte - Laure Manaudou, conheça as polêmicas da nadadora que acaba de deixar a aposentadoria

UOL Esporte

05/07/2011 07h00

Crédito: Cameron Spencer/Getty Images

A musa Laure Manaudou anunciou na última semana seu retorno às piscinas. Desde Atenas-2004, quando venceu o ouro nos 400m livres e ganhou fama mundial, até sua aposentadoria, em 2009, a nadadora francesa ficou famosa por suas vitórias, suas polêmicas e a sua beleza. No retorno, Laure diz estar mais madura e que seus problemas ficaram para trás. Será?

Quando se retirou do esporte, Laure tinha apenas 22 anos. Neste período afastada da natação, a francesa teve um filho com o namorado (o nadador Frederick Bousquet) e agora se diz uma mulher mais madura. A declaração não deixa de ser curiosa, especialmente porque foi dita por uma atleta envolvida em uma série de polêmicas ao longo da breve carreira.

Uma dessas polêmicas envolve outra nadadora, a italiana Federica Pellegrini, que também desfruta da fama de musa das piscinas. Sua beleza encantou Luca Marin, ex-namorado da francesa, fato que ganhou destaque nos jornais dos dois países. Questionada sobre o retorno de Manaudou às competições, Pellegrini desconversou, dizendo que a rivalidade entre elas foi acirrada pela imprensa. "Eu estarei esperando por ela na piscina se ela resolver nadar os 200m livres, que é minha especialidade", disse. Laure, entretanto, já deixou claro que em seu retorno irá focar apenas os 100m e 200m costas.

O namorado, entretanto, não foi a única coisa que a italiana "roubou" de Manaudou. Pellegrini também bateu o recorde da rival nos 200m livre em Pequim-2008 e, no inicio do ano, contratou o técnico Philippe Lucas, que esteve com a francesa em seu auge, nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004.

Laure Manaudou beija o então namorado Luca Marin, após torneio europeu de natação realizado em Helsinque. Depois de terminado o relacionamento, a francesa acusou o nadador de ter colocado fotos suas nuas na internet. Marin negou o fato. Crédito: Cameron Spencer/Getty Images

Depois de ganhar três medalhas em 2004, Laure se manteve no topo até 2007, quando a vida e a carreira da musa francesa começou a passar por uma fase turbulenta. Depois de romper com o técnico Lucas, em 2007, Manaudou mudou-se para a Itália para ficar perto do então namorado Luca Marin, também nadador. Após três meses, foi expulsa do clube italiano por mau comportamento e pouco depois rompeu com parceiro.

Ao romper com o namorado mais uma polêmica: surgiram na internet fotos de Laure nua. A francesa acusou o ex de ter publicado as imagens, mas Luca negou.

Desde então os bons resultados de Laure nunca mais vieram.  Suas marcas em Pequim-2008 foram decepcionantes, fato que contribuiu para sua aposentadoria precoce, em 2009, aos 22 anos. Neste ano, de volta à ativa, a musa assume um discurso modesto e conciliador, evitando expectativas de medalha de ouro em Londres-2012. "Antes preciso me classificar. Não tenho a intenção de fazer guerra com ninguém nem exigir nada".

LEIA MAIS NO BLOG DA REDAÇÃO
Outras gatas. Veja toda a série Musas do Esporte.
Nas piscinas. Leia o que já foi publicado sobre natação no blog.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação