Ganhadores do Ignobel de Física mostram o porquê de lançadores de disco ficarem tontos
Foto: BM&FBOVESPA / Divulgação
Pode parecer estranho, e é. Na verdade, esta é a verdadeira intenção do Prêmio Ignobel: premiar as descobertas mais estranhas. O que isso tem a ver com o esporte? Veja só:
Os ganhadores do prêmio Ignobel de Física foram Philippe Perrin, Cyril Perrot, Dominique Deviterne e Bruno Ragaru e Herman Kingma, que escreveram um artigo em que explicam o porquê de os atletas do lançamento de disco ficarem tontos ao executar o movimento e os do lançamento de martelo, que fazem exatamente o mesmo movimento, não.
Para chegarem a tal conclusão, os pesquisadores fizeram o teste com 22 esportistas. Desses, 59% relataram certa tontura ao lançarem o disco. E acredite, nenhum relatou qualquer problema com o martelo.
Segundo os vencedores, depois de analisarem as gravações, feita em câmera lenta, foi descartada a susceptibilidade individual. Então eles chegaram à conclusão de que é o motivo tem relação com o movimento específico da cabeça em cada modalidade, conforme a rotação do corpo para impulso do lançamento.
Se você não achou tão curiosa assim a pesquisa que faturou o prêmio de física, dê uma olhada em alguns dos outros vencedores, listados abaixo:
-Medicina: estudo mostrando por que, quando estão com vontade de urinar, as pessoas tomam decisões certas sobre determinadas coisas e erradas sobre outros assuntos;
-Psicologia: estudo mostrando por que as pessoas suspiram;
-Biologia: estudo mostrando que um determinado tipo de abelha tem mais atração por uma garrafa específica de cerveja australiana (e você deve estar se perguntando: como eu sobrevivi até hoje sem saber isso?).
E agora, os dois mais excêntricos!
-Paz: venceu o prefeito da cidade lituana de Vilnius, Arturas Zuokas, ao mostrar que o problema de estacionar irregularmente carros na rua pode ser resolvido simplesmente ao se passar com um trator por cima deles (sim, ele fez isso, lembre aqui);
-e Matemática: venceram diversos matemáticos que, em vários momentos da história, preconizaram – sem sucesso – o fim do mundo. Por que eles ganharam? Por ensinarem à humanidade que se deve ter cuidado total ao usar a matemática para fazer cálculos e previsões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.