Topo

Blog da Redação

Clima esquenta, e jogo de basquete termina em pancadaria e sangue nos EUA; assista

UOL Esporte

12/12/2011 17h00


Foto: Reprodução de TV

Enquanto a NBA não começa, a torcida tem que se contentar com o basquete universitário nos EUA. Quando o assunto é rivalidade, os estudantes são infinitamente superiores aos profissionais. Às vezes, o clima esquenta. Na partida entre Xavier e Cincinnati, o clima esquentou demais, e moleques de 2 m de altura saíram no tapa.

Os jogadores das duas equipes se estranharam ainda no fim do primeiro tempo, dando um pequeno aperitivo do que poderia acontecer. Mas, faltando 9s4 para o término da partida, começou a confusão: Dez Wells, de Xavier, começou a trocar empurrões e jogou Ge'Lawn Guyn no chão. Foi aí que Yancy Gates, o camisa 34 de Cincinnati, virou um dos protagonistas da briga.

Imediatamente após a queda do companheiro, ele atirou a bola no rosto de Wells, o que, de fato, deu início à briga generalizada. No meio do sururu, Kenny Frease, camisa 32 de Xavier, aparentemente tentava separar os brigões, quando levou um direto no rosto desferido justamente por Gates (veja a sequência de fotos acima). Frease sofreu um corte na altura do olho direito e deixou a quadra sangrando.

Depois da confusão, o que causou indignação na imprensa dos EUA foi a pena branda para os brigões. Do lado de Cincinnati, Yancy Gates, Octavius Ellis e Cheikh Mbodj pegaram seis jogos de suspensão cada um, enquanto Ge'Lawn Guyn ficará de fora de um duelo. Já Xavier não terá Tu Holloway por uma partida, Mark Lyons por duas, e Dez Wells e Landen Amos por quatro cada um.

A reclamação é tão grande que o promotor do condado de Hamilton (Ohio), Joe Deters, veiculou uma nota oficial na qual admite processar os brigões na estância criminal. Pat Forde, colunista do Yahoo.com, disse que "Cincy e Xavier desgraçaram o esporte e suas escolas", enquanto Myron Medcalf, da ESPN.com, vai além, aponta uma questão racial na confusão e teme que os estereótipos causem novas brigas.

Ao que parece, a confusão entre Xavier e Cincinnati não acabou nos vestiários, e muita água ainda vai rolar depois dessa briga. Assista, abaixo, ao quebra-pau e tire suas conclusões:

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/12353543[/uolmais]

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação