Topo

Blog da Redação

Monica Seles se torna campeã mais jovem de um Grand Slam

UOL Esporte

09/06/2012 12h00

No dia 9 de junho de 1990, a iugoslava Monica Seles já impressionava o mundo do tênis com seu talento, mas foi no tradicional torneio de Roland Garros que a atleta se consagrou como a tenista mais jovem a conquistar um título de Grand Slam, com apenas 16 anos e seis meses de idade.

Cartaz de Roland Garros, em 1990

Monica venceu a alemã Steffi Graff (7-6 (6), 6-4), que por sua vez assumia o papel de "veterana" da decisão, com apenas 21 anos. O torneio em si, contou com jovens e brilhantes tenistas de seu tempo. Na semifinal, por exemplo, Monica Seles enfrentou a norte-americana Jeniffer Capriati, com pouco mais de 14 anos.

Monica Seles dominou o tênis feminino no início dos anos 90, conquistando títulos em todos os Grand Slams exceto Wimbledon. Em 1993, entretanto, um fato lamentável marcou o declínio da tenista: durante um torneio em Hamburgo, na Alemanha, Monica Seles foi esfaqueada nas costas e levada ao hospital com uma perfuração de 1,5 cm que, felizmente, não atingiu os pulmões ou qualquer outro órgão.

A partir deste dia, a tenista teve dificuldades para retornar ao topo, naturalizou-se norte-americana e chegou a conquistar uma medalha de bronze nos Jogos de Sydney-2000.

Monica Seles se protege da chuva com o troféu conquistado em Roland Garros aos 16 anos. Crédito da imagem: Getty Images

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação