Alemanha se vinga de revés para Grécia no "Futebol Filosófico"; relembre o quadro do grupo Monty Python
A Alemanha venceu na Eurocopa e se vingou de uma derrota histórica para a Grécia. Em 1971, os países se encontraram no quadro conhecido no Brasil como "Futebol Filosófico" ("The Philosophers' Football Match"), uma das esquetes mais famosas do grupo inglês de humor Monty Python.
O quadro é uma partida de futebol entre os maiores pensadores dos dois países. Do lado alemão, Hegel, Nietzsche, Marx e Kant formam a equipe, tendo como surpresa a escalação de Franz Beckenbauer. Do outro, filósofos gregos do quilate de Arquimedes, Sócrates, Sófocles e Platão. No apito, Confúcio, auxiliado por Tomás de Aquino e Santo Agostinho.
Foto: Reprodução de TV
A partida imaginária – em todos os sentidos da palavra – seria disputada no Estádio Olímpico de Munique (na verdade, a gravação foi no Grünwalder Stadion, na mesma cidade), durante os Jogos de 1972. No fim, depois de uma ideia sensacional de Arquimedes – jogar bola -, Sócrates marca e decreta a vitória dos gregos.
O "Futebol Filosófico" foi apresentado originalmente no "Monty Python's Fliegender Zirkus", versão alemã do "Monty Python's Flying Circus". A esquete também está presente no "Monty Python Live at the Hollywood Bowl", de 1982, programa especial que contém alguns dos principais quadros do grupo.
[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/12886028[/uolmais]
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.