Topo

Blog da Redação

Camisa 10 usada por Maradona na "Mano de Dios" vira peça de recém-inaugurado museu na Inglaterra

UOL Esporte

12/07/2012 11h00

Foi em 22 de junho de 1986 que Maradona encantou o mundo. Naquele dia, ele fez dois gols históricos e deu a vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra, classificando a Argentina para a semifinal da Copa do Mundo.

O primeiro gol ficou famoso pela esperteza – para muitos, safadeza. Foi a "Mano de Dios" ("Mão de Deus"), o toque de mão que fez o baixinho argentino superar o gigante goleiro Peter Shilton. O segundo gol foi chamado "Gol do Século", depois que o meia driblou meio time inglês antes de marcar.


Foto: Divulgação/Arquivo

Curiosamente, a camisa 10 azul marinho usada por Maradona naquele dia nunca voltou para a Argentina. Pelo contrário, sempre esteve nas mãos dos ingleses e, agora, virou peça de museu. Mais precisamente, do Museu Nacional de Futebol, inaugurado recentemente na cidade de Manchester.

A relíquia acabou nas mãos de Steve Hodge, meia que defendeu a seleção inglesa na Copa de 1986 e que trocou de camisa com Maradona nos vestiários. O souvenir ficou guardado por anos na casa do ex-jogador, que chegou até a pensar em leiloar o item, mas resolveu cedê-lo ao museu.

Assista, abaixo, aos lances que fizeram de Argentina x Inglaterra em 1986 um dos jogos inesquecíveis da história das Copas.

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/12944124[/uolmais]

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação