Topo

Blog da Redação

Filme mostra garotas de 8 anos lutando muay thai para sair da miséria; veja trailer

UOL Esporte

10/11/2012 06h00

O muay thai (ou boxe tailandês) é uma das artes marciais mais conhecidas atualmente, seja pelo seu uso no MMA ou pela febre que virou nas academias de alto padrão. Mas, no país em que a modalidade foi fundada, a Tailândia, um aspecto ainda causa polêmica: os combates entre crianças. Um documentário chamado Buffalo Girls aborda a vida de meninas que sobem no ringue para ganhar dinheiro para suas famílias.

O filme acompanha um pouco da vida de duas meninas de apenas 8 anos, que treinam como gente grande e competem para sustentar seus pais. Na plateia, adultos acompanham os combates, acenando com dinheiro para apostarem nas possíveis vencedoras.

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/13462534[/uolmais]

De acordo com o documentário, cerca de 30 mil crianças e adolescentes de até 15 anos competem na Tailândia. A preparação das garotas Stam e Pet, retratadas no filme, é feita com técnicos profissionais, com direito a corridas, flexões, abdominais e, claro intermináveis sessões de socos e chutes.

No ringue, mesmo para as crianças, não há uso de proteção, o que acaba causando hematomas e as deixando arriscadas até a fraturas.

"Quero ganhar muito dinheiro para fazer meu pai e minha mãe felizes", diz Stam. Ela vive em uma zona rural na Tailândia que está entre os locais mais pobres do globo.

De acordo com o diretor, o documentário serve para questionar tanto a própria prática do muay thai pelas crianças, quanto para denunciar a desigualdade social que acabou fazendo com que os campeonatos se tornassem tão importantes para as famílias pobres.

Buffallo Girls ganhou diversos prêmios em festivais e estreia em Nova York no dia 14 de novembro. Não há previsão para exibição no Brasil.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação