Topo

Blog da Redação

Casillas ganha boneco e vira símbolo de luta contra o desemprego na Espanha

UOL Esporte

14/03/2013 13h46

Crédito: EFE/Juan Carlos Cárdenas

Todos os anos, a Espanha comemora, no dia 19 de março, o Dia de São José com o festival de Fallas. A festa reúne bonecos com estruturas de madeira, papelão ou cortiça que depois são queimados ao fim da festa. Neste ano, a celebração terá uma homenagem ao goleiro do Real Madrid e da seleção espanhola, Iker Casillas.

O jogador aparece em, um dos bonecos criados pelos fieis como símbolo da luta contra o desemprego na Espanha. O país sofre com grave recessão desde o ano passado e vive crise de desemprego – o PIB espanhol encerrou 2012 com contração de 0,8% e a taxa de desemprego atingiu 26% da população ativa (5,97 milhões de pessoas), um recorde histórico.

Casillas foi esculpido fazendo uma defesa em frente a um Congresso dos Deputados espanhol despencando. Na frente da réplica do prédio, ao invés de deputados, foi escrito "acusados" e, na bola defendida por Casillas a palavra "greve". O boneco ironiza a crise espanhola, colocando o Casillas como protetor da população contra um Estado falido.

Esta não é a primeira vez que o goleiro é retratado no festival. Após a Copa de 2010, Casillas ganhou um boneco ao lado da mulher Sarah Carbonero, em referência ao beijo do jogador na jornalista após a final da competição.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação