Topo

Blog da Redação

Quem é esse atleta? Tente reconhecer esse astro do esporte que é fã da seleção da Escócia

UOL Esporte

28/03/2013 13h02

Crédito: Reprodução

Camisa e calção da seleção escocesa de futebol. Bola de rúgbi na mão. Parece uma criança britânica como qualquer outra, mas não é. E mais: nem no Reino Unido nasceu.

O garoto com cara de quem está com vontade de aprontar virou um dos maiores astros da história do esporte, dominando sua modalidade por mais de uma década e, até hoje, lutando para ser o número um do mundo.

Até os 12 anos de idade, ele dividia tempo entre diversos esportes, como futebol, basquete, badminton, skate, luta olímpica, esqui, natação e tênis. E a foto que ilustra o post, divulgada por site de fãs do atleta, pode confundir os mais desatentos. "Fã da seleção da Escócia? Deve ser jogador de futebol", podem pensar alguns.

Mas não. Se trata de um suíço e um dos melhores tenistas de todos os tempos – considerado por muitos o melhor. Um que suíço jogou futebol durante sua infância e adolescência, até perceber que era bom mesmo em outra modalidade e acabar optando pelo foco no tênis.

Diferentemente de histórias conhecidas de atletas famosos que superaram as adversidades da infância, este não passou por grandes problemas em sua vida familiar.  Mas, pelo menos, forneceu uma cena curiosa, que deixa confusos seus fãs ao redor do mundo, ao posar com o uniforme da seleção escocesa na Copa de 1986.

À época, ele tinha cinco anos, aparentemente a mesma idade na imagem. Se era fã de futebol, não pôde torcer pela Suíça no Mundial, já que a seleção não se classificou. Se escolheu apoiar a Escócia, se deu mal: os britânicos terminaram em último no grupo E, com apenas um empate em três jogos.

O engraçado é que, em sua biografia oficial, escrita por René Stauffer, é revelado que ninguém que o conhecia na infância acreditava que ele se tornaria uma dos melhores de todos os tempos. Um de seus rivais na juventude, por exemplo, conta que todos ficam extasiados e surpreendidos com a maneira com que o astro se desenvolveu.

Com personalidade de líder, começou a jogar futebol para poder interagir com outros garotos, motivado pelos pais. Mal sabiam eles que seria um gênio em um esporte individual.

E isso era impossível de perceber quando, em sua primeira partida em um campeonato de tênis, perdeu de 6-0 e 6-0. O famoso  pneu. Mas, aos 11, ganhou seu primeiro título.

Em 1998, virou profissional. Em 2003, ganhou seu primeiro Grand Slam. Em 2004, assumiu a liderança do ranking pela primeira vez.

Já sabe de quem se trata?

Sim, Roger Federer já foi fã da seleção escocesa de futebol.

Em portais e fóruns do Reino Unido é comum achar piadas em reação à foto: teria Federer ficado encantado com a seleção escocesa da década de 1980? Teria ele percebido graças à Escócia que futebol não era sua praia? Ou, quem sabe, ele fique triste ao ver a foto sempre que perder para o escocês Andy Murray, como na final das Olimpíadas de Londres?

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação