Propaganda brinca com dois "tipos" de futebol e causa revolta contra Unimed
Crédito: Facebook/Confederação Brasileira de Futebol Americano
Um comercial criado pela Unimed para divulgar os planos de saúde da empresa em Santa Catarina causou polêmica com fãs de um esporte, que se sentiram ofendidos pela propaganda.
A campanha, lançada na última terça-feira, compara o futebol e o futebol americano, dizendo que o futebol, por ser mais tradicional, é conhecido dos brasileiros – ou, no caso dos planos de saúde, a Unimed. Já o futebol americano seria o "concorrente", o "desconhecido" pela população em geral.
Nas palavras da empresa, "a ideia é mostrar que os planos de saúde existentes no mercado até podem ter alguma semelhança mas, se comparados, é possível ver quem realmente tem tradição e a melhor seleção de benefícios".
A comparação irritou os fãs de futebol americano, e alcançou a Confederação Brasileira da modalidade. A CBFA divulgou nesta quinta-feira, em seu Facebook, um manifesto contra a ideia da propaganda que, para eles, "denigre" a modalidade.
"A CBFA repudia a 'propaganda' da Unimed que está sendo vinculada na internet, denegrindo o Futebol Americano, um dos esportes que mais crescem no mundo, e está providenciando uma resposta a altura", diz a nota da confederação.
A Unimed, então, acabou por responder à entidade, também por meio de nota na rede social. "O filme em questão usa o esporte como mote para retratar o cenário mercadológico de SC. A intenção dos criativos, hora nenhuma foi desmerecer os atletas ou o futebol americano, mas apenas comparar este esporte ao futebol que tradicionalmente conhecemos e que é uma das paixões nacionais, devido a sua maior abrangência e popularidade", diz a nota.
"Lamentamos qualquer interpretação que fuja dos objetivos que a agência de publicidade se propôs a atingir ao entregar esse filme", completou a empresa.
Porém, mesmo a retratação não foi bem vista por quem gosta do esporte. Na página em que a publicação foi feita, diversos comentários defendem a modalidade. "Posicionaram o atleta de Futebol Americano como um retardado mental no vídeo", escreveu uma fã.
"Vocês foram infelizes! E mostraram profunda falta de conhecimento do segmento esportivo que ao invés de comparar poderiam apoiar", opinou outro torcedor.
Os jogadores da modalidade também não ficaram felizes com o vídeo. Lincoln Araújo, atleta do Santos Tsunami, mostrou revolta com a situação. "A comunidade dos jogadores de futebol americano ficou revoltada. Usaram preconceito, ignoraram as características básicas do esporte que é o uso do físico e da inteligência ao mesmo tempo", declarou.
"Os jogadores estão procurando uma alternativa para responder ao vídeo, pois foi um claro desrespeito. Nos interpretaram como se fôssemos retardados. Foi humilhação", completou Lincoln.
O UOL Esporte entrou em contato com a Confederação Brasileira de Futebol Americano, que por meio de seu presidente e de seu diretor mostraram também indignação com o caso. "a propaganda retratou o esporte de uma forma equivocada e preconceituosa, contra um esporte que vem crescendo em larga escala no Brasil e no Mundo, mesmo sem o apoio de grandes empresas como a própria Unimed", declarou Flávio Cardia, presidente da CBFA.
"Vamos convidar a Unimed e a agência publicitária responsável (9mm) para conhecer o futebol americano, acompanhar jogos de campeonato. Até mesmo em Santa Catarina, que possui torneio forte", completou Eder Sguerri, diretor da confederação.
Veja abaixo a propaganda – que foi deletada pela Unimed após as reclamações – e opine: ela realmente denigre a imagem do futebol americano?
*Por Felipe Noronha
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