Topo

Blog da Redação

Quem é esse atleta? Tente reconhecer esse astro do esporte que se deu mal no futebol americano

UOL Esporte

27/04/2013 15h00


Nosso protagonista, à direita nesta foto de criança

Esse cara é um jovem de apenas 25 anos, que começou profissionalmente em seu esporte há pouco tempo, em 2008, e neste curto prazo já se tornou um dos reis do esporte.

Na foto acima, ele está do lado de um dos outros dois irmãos que cresceram praticando esportes em casa e que acabaram realmente se tornando atletas de ponta quando adultos.

Os irmãos cresceram numa casa muito religiosa, em que o pai participava ativamente na igreja. Assistir televisão e ouvir música pop era proibido – são "veículos do demônio", defendia o patriarca.

Assim, restou a eles treinar e muito.

O próprio pai montou um espaço para o trio de irmãos praticar wrestling (luta livre) e eles cresceram se desenvolvendo no esporte, até que descobriram o futebol americano.

Lá foi o trio treinar. Dois dos irmãos, um mais velho e um mais novo, contam até hoje a história de como ele ganhou o apelido de "Ossos" (Bones): nosso garoto chegou para o treino todo equipado com as proteções usadas pelos jogadores de futebol americano, mas o que se destacou foram as canelas finas do magricela. "Parecia um saco de osso". E o apelido está aí até hoje.

Enquanto os irmãos se deram bem no futebol americano, um esporte de prestígio nos Estados Unidos, nosso protagonista conquistou muitas medalhas no wrestling – mas poucas de ouro.

A carreira no esporte foi ficando distante, e ele trocou de sonho: queria ser policial. Mas tudo mudou com a gravidez de sua namorada, ainda jovem. Ele precisou trabalhar como segurança em boates e quase se tornou zelador em uma empresa.

Foi via Twitter que, tardiamente e por um golpe de sorte, ele se tornou o cara que conhecemos hoje.

Um usuário que até hoje não é conhecido indicou uma academia para que o jovem pai de família fosse treinar. O esporte? MMA.

E, a partir daí, foram apenas três anos da estreia profissional ao cinturão e cinco para que ele tenha a chance, neste sábado, de igualar o recorde de defesas de cinturão no UFC.

Pois é, nosso garoto é o astro Jon "Bones" Jones.

Talvez pela infância rígida, ou por ser criado de forma simples, Jones tem pouquíssimas fotos de sua infância, que mostrem como ele foi criado. Mas sua história – ainda mais como pai jovem e diante do sucesso dos irmãos – é uma daquelas que exemplificam o talento e a superação no meio do esporte. E neste sábado, será que é mais uma vitória para o campeão do UFC. Acompanhe tudo do duelo com Chael Sonnen na página de MMA do UOL Esporte.

LEIA MAIS:
Em pesagem com dedo médio, Sonnen se diz 'mito' que derrubará Jones no UFC

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação