Há 4 anos, Neymar e o Brasil passavam vergonha contra a Suíça
Crédito: Reprodução/Fifa.com
A seleção brasileira entra em campo na tarde desta quarta-feira na Basileia, na Suíça, para enfrentar a seleção local. Ninguém que atuará pelo Brasil estava no último confronto contra os suíços da seleção principal, em 15 de novembro de 2006: vitória por 2 a 1 também na Basileia.
Mas há quem tenha entrado em campo em 2009, quando Brasil e Suíça se enfrentaram pela primeira fase do Mundial sub-17, na Nigéria, na última rodada do Grupo B.
Neymar é o único remanescente daquele confronto. Se hoje é o principal craque da equipe, em 2009 ele chegou ao Mundial com essa condição, mas o perdeu durante o torneio.
O Brasil acabaria passando vergonha na competição: estreou ganhando do Japão por apertados 3 a 2, com gol salvador aos 49 min. do 2° tempo; porém, depois, perdeu para o México por 1 a 0 e para a Suíça pelo mesmo placar, sendo eliminado logo na fase inicial.
Crédito: Reprodução/Fifa.com
Naquela partida contra a Suíça, Neymar foi titular, assim como Casemiro e Philippe Coutinho, hoje no futebol europeu. Wellington Nem entrou no segundo tempo.
Mas o melhor jogador do time acabou sendo Zezinho, à época revelação do Juventude. Zezinho ofuscou Neymar e acabaria no Santos em 2010, para ser companheiro do hoje atacante do Barcelona. Nunca se firmou e hoje joga no Atlético-PR.
A derrota vergonhosa, com gol de Ben Khalifa (lance na foto que ilustra o texto), selaria a pífia passagem de Neymar em seu único torneio de seleções da Fifa antes da Copa das Confederações – nunca jogou um Mundial sub-20 e não foi para a Copa do Mundo de 2010.
A Suíça acabaria campeã do torneio, ao vencer a Nigéria na decisão. Daquela equipe, apenas Ricardo Rodriguez, Haris Seferovic e Granit Xhaka estão na seleção que enfrenta o Brasil nesta quarta.
Assista abaixo lances daquele jogo. Será que Neymar irá se "vingar" da derrota no amistoso desta tarde?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.