Topo

Blog da Redação

Há 4 anos, Neymar e o Brasil passavam vergonha contra a Suíça

UOL Esporte

14/08/2013 06h00

Crédito: Reprodução/Fifa.com

A seleção brasileira entra em campo na tarde desta quarta-feira na Basileia, na Suíça, para enfrentar a seleção local. Ninguém que atuará pelo Brasil estava no último confronto contra os suíços da seleção principal, em 15 de novembro de 2006: vitória por 2 a 1 também na Basileia.

Mas há quem tenha entrado em campo em 2009, quando Brasil e Suíça se enfrentaram pela primeira fase do Mundial sub-17, na Nigéria, na última rodada do Grupo B.

Neymar é o único remanescente daquele confronto. Se hoje é o principal craque da equipe, em 2009 ele chegou ao Mundial com essa condição, mas o perdeu durante o torneio.

O Brasil acabaria passando vergonha na competição: estreou ganhando do Japão por apertados 3 a 2, com gol salvador aos 49 min. do 2° tempo; porém, depois, perdeu para o México por 1 a 0 e para a Suíça pelo mesmo placar, sendo eliminado logo na fase inicial.

Crédito: Reprodução/Fifa.com

Naquela partida contra a Suíça, Neymar foi titular, assim como Casemiro e Philippe Coutinho, hoje no futebol europeu. Wellington Nem entrou no segundo tempo.

Mas o melhor jogador do time acabou sendo Zezinho, à época revelação do Juventude. Zezinho ofuscou Neymar e acabaria no Santos em 2010, para ser companheiro do hoje atacante do Barcelona. Nunca se firmou e hoje joga no Atlético-PR.

A derrota vergonhosa, com gol de Ben Khalifa (lance na foto que ilustra o texto), selaria a pífia passagem de Neymar em seu único torneio de seleções da Fifa antes da Copa das Confederações – nunca jogou um Mundial sub-20 e não foi para a Copa do Mundo de 2010.

A Suíça acabaria campeã do torneio, ao vencer a Nigéria na decisão. Daquela equipe, apenas Ricardo Rodriguez, Haris Seferovic e Granit Xhaka estão na seleção que enfrenta o Brasil nesta quarta.

Assista abaixo lances daquele jogo. Será que Neymar irá se "vingar" da derrota no amistoso desta tarde?

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação