Topo

Blog da Redação

Marcos expõe lado humano em filme: "Se não tivesse dito, não seria eu"

UOL Esporte

13/11/2013 06h00

"Nossa, me arrependo de várias dessas entrevistas. Mas também, se não tivesse dado, não seria eu, né. Eu acho que ficar guardando as coisas dentro dá câncer" disse o ex-goleiro Marcos, arrancando risos de todos os presentes no Espaço Itaú de Cinema, na Pompeia, nesta terça-feiram, após a primeira exibição do documentário "Santo Marcos", que homenageia sua carreira.

O filme, uma co-produção do Palmeiras com a empresa Dodici Sports e dirigido por Thiago Di Fiore, Fábio Di Fiore e Adolfo Rosenthal, conta a trajetória do goleiro desde o início na modesta Lençoense de Bariri, passando pelos altos e baixos com a camisa 12 do Palmeiras, pela Seleção Brasileira e pela aposentaria forçada pelas implacáveis contusões.

De Neymar a José Maria Marin, várias personalidades do esporte oferecem seus depoimentos. Ex-colegas de Palmeiras e Brasil, jornalistas, treinadores e dirigentes pontuam a história, contada cronologicamente, das primeiras defesas ao encerramento da carreira.

Quem assistir ao documentário esperando gols ficará decepcionado. O foco é nas grandes defesas do goleiro ao longo de sua carreira, e os momentos de apoteose são previsíveis: as duas vitórias sobre o Corinthians nas Libertadores de 1999 e 2000, e a conquista da Copa do Mundo de 2002. Ainda assim, a mesma atenção é dada aos momentos mais delicados de Marcos, como a falha no Mundial de Clubes de 99, diante do Manchester United (ING), e a passagem pela Série B em 02/03.

Em meio às conquistas e aos momentos difíceis, o maior brilho do filme está na personalidade do ídolo. Momentos como o de sua chegada a São Paulo devem provocar risadas em qualquer plateia. O retorno no Campeonato Paulista de 2008, após um inferno astral de lesões, é capaz de levar palmeirenses, e até torcedores rivais às lágrimas. São muitas também as famosas entrevistas de cabeça quente dadas por Marcos, logo após as partidas, sem medir as palavras, que se tornaram uma das marcas registradas do jogador.

Além de sobrevoar a jornada de um dos maiores ídolos da história do Palmeiras e campeão do mundo com a Seleção Brasileira, "Santo Marcos", deixa uma mensagem clara: apesar da honraria que recebeu da torcida alviverde, Marcos, dos santos, é o mais humano.

O DVD do filme foi disponibilizado para pré-venda nesta terça-feira, através da rede de livrarias Saraiva. Nos cinemas, o documentário estreia no próximo dia 22, nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas (em SP); Londrina e Maringá (PR)

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação