Conheça a mulher que foi pivô do escândalo racista na NBA
Maria Vanessa Perez, mais conhecida como V. Stiviano, acabou recentemente no centro de uma das maiores polêmicas da história do basquete dos Estados Unidos. Então namorada do empresário Donald Sterling, dono do Los Angeles Clippers, ela apareceu em uma foto ao lado do ícone da NBA, Magic Johnson, e acabou repreendida ao telefone.
"Me incomoda muito você querer aparecer ao lado de pessoas negras. Por que você faz isso? Você pode dormir [com negros], pode trazê-los, pode fazer o que quiser. A única coisa que peço a você é que não divulgue isso. E não os traga aos meus jogos", disse Sterling.
"Só quero dizer que, na porcaria do seu Instagram, não precisa aparecer você andando com pessoas negras. Não o coloque [Magic] em seu Instagram para que o mundo possa ver e então me ligar. E não o traga aos meus jogos", completou.
O caso gerou repercussão imediata em todo o mundo, e uma pressão por punições contra o empresário. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se pronunciou e repudiu veementemente o racismo. A NBA iniciou uma investigação e, na última semana, anunciou o banimento de Sterling, que será obrigado a vender a franquia dos Clippers, além de pagar uma multa equivalente a R$ 5 milhões.
De acordo com o advogado de V.Stiviano, ela "nunca quis causar danos a Donald Sterling". "Alguma pessoa fez isso por dinheiro e ela está muito triste", afirmou o representante, de acordo com relatos na imprensa internacional.
V.Stiviano tem mais de 150 mil seguidores nas redes sociais, se define como artista, escritora, chefe de cozinha, poeta, estilista, filantropa e amante. Ocupou cargo em uma das empresas de Sterling. Chegou a receber dele presentes como uma Ferrari, dois Bentleys e uma Range Rover.
Neste fim de semana, Sterling demonstrou arrependimento pelo que aconteceu. "Queria apenas ter me acertado com ela", foi a frase de Sterling, provavelmente se referindo a ex-namorada, em uma entrevista para a revista DuJour.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.