Topo

Blog da Redação

Polêmicas, acidentes e títulos: Relembre carreira do aniversariante Piquet

UOL Esporte

17/08/2014 15h06

Polêmico, gênio, esquentado e de personalidade forte. Com uma carreira marcada por títulos, grandes pilotagens, acidentes e desafetos, Nelson Piquet completa 62 anos neste domingo. Sua rivalidade com Ayrton Senna marcou época na Fórmula 1, assim como sua qualidade para acertar carros.

Piquet estreou na Fórmula1 em 1978, após ser campeão na Fórmula 3 inglesa. Seu primeiro título veio em 1981 – feito repetido em 1983 e 1987. No total, ele conquistou 23 vitórias, 24 pole positions e 60 pódios nas 207 corridas que disputou. Seu último GP na categoria foi em 1991

No ano seguinte, ele decidiu correr as 500 Milhas de Indianapolis. Durante um dos treinos para a famosa corrida, ele sofreu seu pior acidente. Piquet teve traumatismo craniano, lesão torácica e fraturas múltiplas nas pernas e nos pés. Em 2013, passou por uma cirurgia no coração.

Confira alguns momentos marcantes da carreira de Piquet:

Briga na pista

Piquet liderava o GP da Alemanha de 1982 quando tinha Eliseo Salazar pela frente. Seria apenas uma ultrapassagem simples, mas o piloto chileno fez uma barbeiragem. Os dois bateram e a cena seguinte se tornou uma das mais célebres da Fórmula 1: um enfurecido Piquet saiu do cockpit e partiu para cima de Salazar.

Piquet x Senna

Há uma grande discussão sobre qual dos dois pilotos brasileiros foi o melhor na Fórmula 1: Piquet ou Senna? O certo é que a rivalidade entre os dois ganhou proporções maiores a cada ano (e título) e proporcionava belas disputas na pista. Fora delas, os comentários ácidos de Piquet também ganharam destaque. Um exemplo: no programa Linha de Chegada, pediram para ele falar sobre a concorrência com Senna. Sua resposta, em tom de brincadeira; "Estou vivo".

Tri mundial

Piquet conquistou o tricampeonato mundial na Fórmula 1 em 1981, 1983 (ambos pela Brabham) e em 1987 (na Williams). Em sua carreira, ele conquistou 23 vitórias, 24 pole positions e 60 pódios.

Acidente na Indy

Durante o treino para as 500 Milhas de Indianapolis, em 1992, Piquet sofreu o acidente mais grave de sua carreira. Ele rodou na pista e bateu forte no muro, sofrendo traumatismo craniano, lesão torácica e fraturas múltiplas nas pernas e nos pés. Ele se recuperou e não abandonou o gosto pela velocidade, tendo participado de algumas provas.

 

 

 

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação