Desafio do balde de gelo vira febre no esporte; saiba por quê
Nos últimos dias, uma enxurrada de vídeos com personalidades do esporte tomando banho gelado invadiu a internet. Neymar, Cristiano Ronaldo, LeBron James e outros foram alguns dos nomes mais populares que apareceram virando um balde de gelo na cabeça. Mas qual é a finalidade disso?
Conhecido como "Ice Bucket Challenge", o desafio do balde de gelo tem como finalidade chamar atenção das pessoas para doações para uma entidade que colabora no tratamento de séria doença: a Esclerose Lateral Amiotrófica (ALS, em inglês), que ataca os nervos motores de uma pessoa e paralisa o diafragma. Uma das pessoas famosas que sofrem com este mal é o físico Stephen Hawking.
Ao contrário do que se pensa, o desafio não é algo tão novo assim. O ex-jogador de beisebol Pete Frates, que possui a doença degenerativa, postou um vídeo nomeando três pessoas para o "Ice Bucket Challenge". No entanto, ele afirmou que não poderia tomar o banho de gelo porque água gelada e ALS não é uma boa mistura.
A campanha só ganhou o mundo após personalidades aceitarem a brincadeira, caso de Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, e Bill Gates, ex-presidente da Microsoft. Foi assim, em uma espécie de corrente, que atletas conhecidos entraram na onda. A ideia nasceu de forma simples. Aquele que passa pela "brincadeira" desafia outras três pessoas. Quem for convocado, tem 24 horas para reproduzir ou deve doar uma quantia em dinheiro para a campanha.
Só que os famosos passaram a doar dinheiro mesmo após levarem o banho de gelo. O sucesso foi tanto que a entidade que ajuda no tratamento já arrecadou mais de R$ 4 milhões, valor maior do que o esperado inicialmente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.