13 maneiras de jogar futebol na rua
Detalhes das regras e até os nomes variam, mas alguns "jogos de rua" são clássicos e fizeram (e fazem) parte da infância de muita gente. Quem nunca gritou "linha" para não ser goleiro? E aquelas cabeçadas desajeitadas para defender no gol a gol? Veja abaixo a seleção das principais "modalidades" do futebol de rua.
1 – Gol caixote
Chinelos, pequenas traves, paus… O importante é que os gols devem ser pequenos e nada de goleiro. Os jogadores dos dois times podem chutar de onde quiser, desde que a pontaria seja boa…
Crédito: Divulgação
2 – Três dentro, três fora (ou melê)
O goleiro só sai do gol se os jogadores de linha chutarem três vezes para fora (sobre o travessão costuma não contar). Já os da linha devem fazer três gols para zerar o placar, mas o chute deve acontecer com a bola no alto, antes de quicar no chão. Duas bolas na trave viram um pênalti. E dentro da área só vale de cabeça.
Crédito: Buda Mendes/Getty Images
3 – Gol a gol
Cada jogador fica em seu campo e deve fazer o gol sem pisar no campo do adversário. Defender com a mão? Só fora da área. Dentro dela, é preciso se virar como um jogador de linha.
4 – Artilheiro
Lembra um pouco o gol a gol, mas é jogado em dupla. O goleiro, dentro da sua área, precisa lançar a bola até o campo do adversário, onde está seu companheiro. Este, por sua vez, sem invadir a área, deve chutar de primeira, como um bom artilheiro.
Crédito: Rafael Andrade/Folhapress
5 – Bobinho
Brincadeira que é usada até nos times profissionais, geralmente no aquecimento. Os jogadores fazem um círculo e precisam tocar a bola sem que o(s) bobinho(s) a roube(m). Pode ser um toque, dois ou liberado, depende de cada turma.
6 – Pênalti
Nada mais é que uma decisão nos tiros livres. Alguns determinam que o goleiro só ganha o direito de virar batedor ao defender uma bola, outros decidem se é "melhor de cinco", "melhor de três", etc.
Crédito: Aref Karimi/AFP
7 – Embaixadinha
A regra é simples: ganha quem fizer mais embaixadinhas sem deixar a bola cair. Não dá pra enrolar, precisa ser habilidoso.
Crédito: Adi Weda/EFE
8 – Altinha
É a versão coletiva da embaixadinha. Todos tocam a bola no ar e perde quem deixá-la cair no chão ou fizer um passe muito ruim.
Crédito: Red Bull/Divulgação
9 – Gol dentro da área
Boa opção quando ninguém quer ser goleiro. Um jogo normal entre dois times, mas com uma diferença: não tem goleiro e o gol só vale se o chute for de dentro da área.
Crédito: Michael Regan/Getty Images
10 – Timinho
Existem muitas variações, mas basicamente é um jogo com dois times e apenas um goleiro. Este dá a saída jogando a bola de costas, sem privilegiar ninguém. Quando um time está atacando e o adversário rouba a bola, é preciso sair da área e iniciar novamente a jogada.
Crédito: Hector Retamal/AFP
11 – Vale-tudo (ou showbol)
É um jogo normal e pode valer também para o timinho. A diferença é que fica mais corrido, pois não existe lateral ou escanteio.
Crédito: Michael Regan/Getty Images
12 – Linha
Quem gritar "linha" por último já começa no gol, o que muitas vezes causa discórdia. O goleiro lança a bola e os jogadores de linha tocam sempre de primeira. O terceiro toque é o chute para o gol. Se o goleiro der rebote, os toques na linha são liberados. Mas se o goleirão encaixa a bola, quem está na linha vai para o gol.
Crédito: Michael Regan/Getty Images
13 – Rebatida
Duas duplas se enfrentam: uma fica no gol e a outra tem um número pré-determinado de chutes. Se o time que ataca faz o gol direto, vale um ponto. Se um dos goleiros rebate e o ataque faz o gol, vale três pontos. A pontuação do gol aumenta se a bola rebate na trave (cinco), travessão (dez) ou forquilha (15). A defesa evita a pontuação do adversário se o goleiro encaixa a bola ou se cruza o meio-campo. E a pontuação varia em cada turma.
Crédito: Antonio Cruz/Agência Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.