Topo

Blog da Redação

5 episódios que mostram que Boca x River não é futebol. É guerra

uol

15/05/2015 12h43

A suspensão do jogo entre Boca Juniors e River Plate só confirmou a fama do clássico argentino. Longe de ser pacífico, o dérbi perde a caraterística de um jogo de futebol em alguns momentos e se transforma em algo parecido com uma guerra. O UOL Esporte lista detalhes do clássico que para a Argentina e, geralmente, tem repercussão além da esportiva. O encontro pela Copa Libertadores nesta quinta-feira foi só uma demonstração que a rixa vai muito além do campo de futebol, se espalha por torcidas e dá muito trabalho para a polícia.

1 – CLÁSSICOS COM TORCIDA ÚNICA

Para evitar confrontos nas ruas de Buenos Aires e nos estádios, Boca Juniors e River Plate jogam com torcida única. Não há duelos de cantos nas arquibancadas única e exclusivamente por questões de segurança. Foi o que aconteceu nos clássicos pela Libertadores. A festa da torcida xeneize é bonita, mas poderia ser ainda mais no caso de um duelo – de gritos – com os rivais.

0

 

2 – RIVALIDADE VEM DE BERÇO

Em 2009, jovens de River Plate e Boca Juniors mostraram que a rivalidade entre os clubes é algo muito forte. Os dois times da categoria sub-14 se encontraram e deram início a uma batalha campal após decisão polêmica do árbitro. Nada como mau exemplo para inflamar o ânimo até de jovens que ainda dão os primeiros passos no esporte.

Confusão no clássico Boca x River

3 – MAIS POLICIAIS QUE JOGADORES DENTRO DE CAMPO

O hábito de jogar objetos no gramado antes, durante e depois do clássico é quase um costume para os torcedores, especialmente os do Boca. Sempre há um esquema especial organizado pela polícia para resguardar os atletas rivais. Essa política foi colocada em prática nesta quinta-feira, quando havia mais policiais que jogadores dentro do campo do estádio Bombonera. Sintomático…

Polícia entra em campo antes do início do segundo tempo do jogo entre Boca e River pela Libertadores - AFP PHOTO / ALEJANDRO PAGNI - AFP PHOTO / ALEJANDRO PAGNI
Imagem: AFP PHOTO / ALEJANDRO PAGNI

4 – PANCADARIA ENTRE JOGADORES JÁ É ESPERADA

Quando Boca e River se enfrentam, pode ter certeza de que teremos episódios de violência explícita. Jogadores de lado a lado não economizam nas divididas e distribuem patadas para todos os lados. Socos e chutes fora do lance da bola também são comuns.

Sánchez acerta a nuca de Gago

5 – JOGO SUSPENSO POR MOTIVO BIZARRO

Essa é nova na galeria de episódios violentos em clássicos Boca x River. O duelo pela Copa Libertadores desta quinta-feira foi cancelado depois que gás de pimenta foi atirado supostamente por torcedores xeneizes para dentro do túnel destinado aos atletas do clube rival. As equipes faziam o segundo confronto das oitavas da Libertadores. Na primeira partida, o River venceu em casa por 1 a 0. O duelo foi suspenso pela arbitragem, que preferiu não dar sequência ao duelo após o intervalo.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação