Topo

Blog da Redação

Primeira derrota da seleção brasileira em Eliminatórias completa 22 anos

UOL Esporte

25/07/2015 06h00

Em 1993, Brasil perdeu para a Bolívia por 2 a 0 em La Paz

Um jogo complicado na altitude de La Paz tornou-se um pesadelo para a seleção brasileira há exatos 22 anos, com direito a derrota por 2 a 0 para a Bolívia e a perda de uma invencibilidade de 31 jogos em Eliminatórias da Copa. O revés ainda teve contornos de dramaticidade, marcado pela falha de Taffarel no primeiro gol boliviano naquele 25 de julho de 1993.

O goleiro brasileiro foi do céu ao inferno em sete minutos. Aos 36 do segundo tempo, Taffarel defendeu um pênalti do atacante Sanchez. Depois, aos 43, marcou um gol contra em chute sem ângulo do Etcheverry — no lance, o camisa 10 da Bolívia recebeu ainda no campo de defesa, carregou a bola até a área, driblou Ricardo Gomes e cruzou rente à linha de fundo.

No minuto seguinte, Peña escapou pelo mesmo lado e, sem marcação alguma, concluiu para o gol na saída de Taffarel, para delírio dos torcedores bolivianos que lotavam o Estádio Hernando Siles. Com 2 a 0 no placar, a Bolívia pôs fim à série brasileira de 39 anos sem perder em jogos de Eliminatórias.

Antes da derrota para a seleção boliviana, o Brasil já tinha vencido 24 partidas de torneios qualificatórios (o primeiro em fevereiro de 1954, 2 a 0 sobre o Chile). Outros sete confrontos terminaram empatados. Depois do revés em La Paz, o Brasil entrou me campo em 60 oportunidades, com 32 triunfos, 18 empates e dez derrotas.

Nas Eliminatórias de 1993, a seleção brasileira de Carlos Alberto Parreira precisou superar a desconfiança do torcedor. Antes da derrota para a Bolívia, o Brasil empatou sem gols com o Equador fora de casa. Na sequência, o time conseguiu vencer cinco jogos, incluindo o troco contra os bolivianos, em goleada por 6 a 0 no Arruda, em Recife.

A classificação para a Copa dos Estados Unidos se deu em setembro de 1993, na vitória por 2 a 0 sobre o Uruguai no Maracanã. Romário, naquela ocasião, de volta à equipe de Parreira marcou os dois gols da partida e abriu caminho para o tetracampeonato mundial.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação