Topo

Blog da Redação

RD do Congo goleia, garante título africano e goleiro comemora como Kidiaba

UOL Esporte

07/02/2016 21h04


A República Democrática do Congo conquistou, neste domingo, seu segundo título no Campeonato Africano de Nações, espécie de copa africana apenas para jogadores que atuam em suas ligas nacionais. Na decisão, vitória de 3 a 0 sobre Mali, com direito a comemoração "quicando no gramado", como faz o conhecido Kidiaba.

Elia Meschack, jovem atacante de 18 anos que atua no Don Bosco, abriu o placar num chutaço na esquina direita da área. Meschack ampliaria aos 17 minutos do segundo tempo, e o gol que selaria a taça veio 11 minutos mais tarde, com Jonathan Bolingi, do Mazembe.

Curiosamente, após o gol de Bolingi, Ley Matampi, goleiro congolês, comemorou imitando Kidiaba e quicando sob o gramado. Festa também da maioria dos 28 mil torcedores presentes no estádio Amahoro, em Kigali, Ruanda – anfitriã do torneio.

O Campeonato Africano de Nações é um torneio disputado desde 2009, de forma bienal. É uma chance para as seleções do continente utilizarem mais atletas de seus próprios campeonatos. Com a conquista deste domingo, os congoleses têm duas taças. Tunísia e Líbia também já venceram.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação