15 jogadores que não fizeram tanto sucesso quanto os irmãos
1. Willy Aubameyang
Assim como seu irmão Pierre-Emerick, artilheiro do Borussia Dortmund, Willy jogou nas categorias de base do Milan, mas as semelhanças param por aí. O zagueiro de 1,87 m perambulou por clubes nanicos da Itália e, aos 29 anos, atua no Kray, time que disputa ligas semiprofissionais na Alemanha. Mas ainda vem sendo convocado para a seleção do Gabão, onde joga ao lado do irmão. O clã Aubameyang também conta com Catilina, o mais velho, que tem 32 anos e joga de lateral no Sapins, do Gabão.
2. Florentin Pogba
O defensor do Saint-Étienne é um dos gêmeos Pogba, que nasceram em agosto de 1990 na capital de Guiné. Florentin fez toda sua carreira na França e até defendeu o sub-20 de lá, mas hoje veste a camisa de Guiné. Seu irmão gêmeo, Mathias, é atacante e joga no Patrick Thistle, da Escócia. Já o caçula Paul Pogba, dois anos mais novo, é nascido na França e jogou nas seleções de base dos Bleus desde o sub-16.
3. John Rooney
Os irmãos Rooney ingressaram juntos na base do Everton, mas apenas o mais velho foi aproveitado pelo clube. John, de 25 anos, é atacante, assim como o irmão Wayne, de 30. Depois de uma passagem discreta pela Major League Soccer, onde defendeu o New York Red Bulls e o Orlando City, voltou à Inglaterra para assumir a camisa 10 do Chester, que disputa o torneio equivalente à quinta divisão.
4. Rodney Sneijder
Quando Wesley Sneijder fez dois gols na vitória da Holanda que eliminou o Brasil da Copa de 2010, seu irmão Rodney, seis anos mais novo, ainda não tinha feito sua estreia profissional. Jogava na base do Ajax, mas não foi aproveitado no time principal. No ano passado, o meia deixou a Holanda para tentar a sorte no Dundee United, da Escócia. Disputou apenas um jogo e rescindiu contrato para tratar uma infecção viral.
5. Fabian Götze
Em 2001, as categorias de base do Borussia Dortmund recebiam o reforço dos irmãos Götze. O mais novo, Mario, se destacou como atacante e chegou ao time principal. Fabian, dois anos mais velho, não conseguiu se firmar na lateral-esquerda e ficou no time B. Após integrar os elencos reservas de Mainz e Bochum, jogou dois anos no Unterhaching, da terceira divisão, e não teve o contrato renovado. Está sem clube desde o ano passado.
6. Tobias Schweinsteiger
A temporada de 2015 foi a última da carreira de Schweinsteiger. Calma, não estamos falando do meia do Manchester United, mas do seu irmão três anos mais velho. Tobias atuou como meia-atacante em uma legião de clubes menores da Alemanha, até chegar ao time B do Bayern de Munique. No ano passado, o time bávaro ofereceu a ele um cargo de assistente técnico do time sub-17. Tobias aceitou e resolveu pendurar as chuteiras.
7. François Ribéry
O meia que leva o nome do patriarca da família admitou que costumava esconder seu sobrenome "para não ser incomodado". Tudo por causa da fama do irmão, Franck. Aos 29 anos, Françis já está aposentado faz tempo. Depois de passar por clubes semiprofissionais da França, jogou até 2011 no Bayonne, da quarta divisão. Enquanto isso, o irmão mais novo, Steven, de 19 anos surge como promessa nas categorias de base do Bayern de Munique.
8. Felix Kroos
Apenas um ano mais novo que o irmão Toni, o meia-atacante Felix jogou desde 2010 no time principal do Werder Bremen. Após 65 partidas, foi emprestado neste ano ao Union Berlin, da segunda divisão. Os dois irmãos começaram juntos nas categorias de base do Hansa Rostock. Enquanto Toni chamou a atenção dos olheiros do Bayern de Munique, Felix ficou no time que disputava a segunda divisão. Depois de 27 jogos com os profissionais, foi contratado pelo Bremen.
9. Gressy Benzema
O atacante de 23 anos começou no futsal e atualmente faz parte do elenco reserva do Vaulx-en-Velin, da quinta divisão da França, e costuma fazer visitas ao irmão mais velho Karim, em Madri. O caçula Sabri também está tentando ser jogador de futebol e já chegou a ser indicado pelo camisa 9 francês para integrar as categorias de base do Real.
10. Thorgan Hazard
Em 2012, os irmãos Hazard deixaram o futebol francês e chegaram juntos ao Chelsea. Eden se tornou titular absoluto do time, mas Thorgan não chegou a disputar nenhum jogo oficial. Mal chegou e já foi emprestado para o Zultem Waregem, da Bélgica, e depois para o Borussia Monchengladbach, da Alemanha, que exerceu a opção de compra no ano passado. "Eu era apenas o irmão do Eden", declarou Thorgan sobre seu curto período no Chelsea.
11. Mikel Alonso
Ele e seu irmão Xabi, um ano mais novo, apareceram nas categorias de base do Real Sociedad no final dos anos 90. Chegaram a disputar posição no time basco. Xabi se destacou e foi contratado pelo Liverpool. Mikel ainda passou por Tenerife e Charlton até chegar ao Real Unión, da terceira divisão da Espanha, onde atua desde 2014.
12. Roberto Insigne
A família Insigne colocou dois representantes no Napoli, mas por enquanto apenas um se firmou no time principal. Enquanto Lorenzo vem se destacando na dupla de ataque com Higuaín, o irmão mais novo Roberto, de 21 anos, pula de empréstimo em empréstimo. Atualmente, está no Avellino, da segunda divisão. Fez dois jogos oficiais pelo Napoli, entrando no segundo tempo, e chegou a atuar por poucos minutos ao lado do irmão Lorenzo.
13. Antonio Donnarumma
O goleiro de 25 anos foi formado no Milan, mas não chegou ao time principal e hoje pertence ao Genoa, emprestado ao Bari. Já o seu irmão Gianluigi teve uma das ascensões mais meteóricas que um jogador de futebol poderia ter. Com apenas 16 anos, ele assumiu o posto de goleiro titular do Milan e vem sendo considerado o "novo Buffon".
14. Digão
O irmão mais novo de Kaká jogava como zagueiro, também foi formado no São Paulo e chegou ao Milan em 2004. Foi pouco aproveitado e acabou sendo emprestado a outros clubes até romper o vínculo e se mudar para os Estados Unidos. Disputou apenas um jogo com o New York Red Bulls e se aposentou aos 27 anos por causa das seguidas lesões no tornozelo.
15. Willames José
Nascido em Alagoas dois anos antes do irmão Willian José, o zagueiro Willames continua jogando em sua terra natal. É titular do Coruripe, onde atua desde 2013 e vem se destacando nas campanhas do time na Copa do Nordeste e no estadual. Em 2014, foi campeão alagoano e eleito o melhor zagueiro do campeonato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.