Topo

Blog da Redação

5 golaços que marcaram a passagem de Casagrande pela Europa

UOL Esporte

15/04/2016 06h00

torinoCasagrande teve passagem marcante pelo Torino (Getty Images)

Walter Casagrande Júnior, que faz aniversário de 53 anos nesta sexta-feira, ficou mais conhecido por seus gols no Corinthians e sua importância para o movimento político da Democracia Corintiana nos anos 80. Nem todos lembram que ele também tem um título de Liga dos Campeões. E logo no time europeu onde menos brilhou… Durante sua passagem pelo Velho Continente entre 1986 e 1993, ele fez coisas assim:

5. No Porto, só um aperitivo

casao

Depois da Copa de 1986, Casagrande deixou o Corinthians para se aventurar na Europa. Seu primeiro destino foi o Porto, onde conquistou o título da Liga dos Campeões em 1987, embora tenha participado muito pouco da campanha por causa de uma lesão. Ele disputou apenas nove jogos nos seis meses em que esteve em Portugal, marcando dois gols. O primeiro deles foi este belo chute no empate contra o Vitória de Guimarães no Estádio das Antas.

 

4. No Ascoli, a afirmação


O time que hoje disputa a Serie B italiana tem Casagrande na lista dos seus maiores ídolos. O brasileiro fez 38 gols em 96 jogos, alguns deles mostrando perícia para bater faltas, como no lance acima contra o Pisa, que ainda teve direito a um drible com embaixadinha.

 

3. Categoria dentro da área


Ainda em sua primeira temporada no Ascoli, Casagrande foi o destaque da vitória em casa por 3 a 0 contra a Fiorentina. Além de sofrer um pênalti, mostrou frieza e habilidade para aproveitar um rebote sem ângulo: sem deixar a bola cair, ajeitou e chutou para marcar de um gol que parecia impossível.

 

2. Bomba contra a Roma


Casagrande deixou o Ascoli depois do rebaixamento em 1991, rumo ao Torino. Em sua última temporada, no empate em casa contra a Roma, ele fez um de seus gols mais bonitos pelo clube, em um chutaço do meio da rua.

 

1. O auge no Torino

casao2

Casagrande ficou mais tempo no Ascoli, mas sua passagem pelo Torino foi a mais marcante do tempo em que ficou na Europa. Ele chegou a fazer dois gols em uma final de Copa da Uefa (antiga Liga Europa) contra o Ajax, que acabou levando aquela decisão. Também decidiu um clássico contra a Juventus marcando os dois gols da vitória por 2 a 0. Mas talvez este gol de "chaleira" contra o Milan tenha sido um dos mais bonitos dele com a camisa grená.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação