Topo

Blog da Redação

10 craques do passado que nunca foram campeões brasileiros

UOL Esporte

13/05/2016 06h00

Copa do Mundo, Mundial de Clubes, Libertadores… Eles conquistaram títulos importantíssimos e entraram para a história. O que os jogadores a seguir têm em comum não é o que ganharam, mas o que não ganharam. Nenhum deles conseguiu erguer a taça do Campeonato Brasileiro, que terá a largada de sua 60ª edição neste final de semana.

1. Ronaldo


O Fenômeno passou a maior parte da carreira na Europa, mas mesmo assim tem duas Copas do Brasil no currículo: uma pelo Cruzeiro e outra pelo Corinthians. Aposentou-se em fevereiro de 2011 – se esperasse mais um pouco, poderia ter feito parte do grupo corintiano que conquistou o pentacampeonato.

 

2. Sócrates


Mais um ídolo do Corinthians que deixou os gramados antes de conquistar um Campeonato Brasileiro. Foi com a camisa do Flamengo que ele esteve mais perto disso, em 1987. Mas deixou o clube no início do Campeonato Carioca após brigar com a diretoria, e decidiu se dedicar à medicina. Rescindiu o contrato e começou residência em um hospital na zona norte do Rio.

 

3. Taffarel


Nenhum de seus títulos foi conquistado com a camisa do Internacional, seu primeiro clube. Taffarel não levava sorte contra o Grêmio, e viu o rival vencer cinco Gauchões seguidos. Mas foi no Inter que ele esteve bem perto de ser campeão brasileiro, e duas vezes. Foi vice em 1987, contra o Flamengo (no módulo verde da polêmica Copa União), e em 1988, contra o Bahia.

 

4. Denilson


Antes de ir para a Europa, Denilson foi campeão paulista e também da Copa Conmebol pelo São Paulo. Também conquistou um título estadual na sua passagem pelo Palmeiras em 2008, mas foi dispensado em 2009, ano em que o clube chegou a liderar o Brasileirão por um bom tempo antes de cair de rendimento e terminar na quinta posição.

 

5. Amoroso


O atacante ganhou nada menos que a Libertadores e o Mundial de 2005 pelo São Paulo, mas deixou o clube no ano seguinte para jogar no Milan. Foi justamente em 2006 que o São Paulo venceria o primeiro de três títulos seguidos no Campeonato Brasileiro.

 

6. Dunga


O capitão do tetra conquistou seus principais títulos com a camisa da seleção brasileira. Foi bicampeão gaúcho pelo Inter e campeão carioca com o Vasco, mas seus únicos títulos nacionais foram com o Jubilo Iwata, do Japão, em 1997 e 1998.

 

7. Rivellino


Os dez primeiros anos de sua carreira foram no Corinthians, justamente durante o período do jejum de estaduais que só seria quebrado em 1977. Seu único título com a camisa alvinegra foi o Rio-São Paulo de 1966. Pelo Fluminense, foi bicampeão carioca em 1975 e 1976.

 

8. Roque Júnior


No fim da década de 90, o zagueiro colecionou títulos no Palmeiras: Copa do Brasil, Libertadores, Mercosul, Paulista e Rio-São Paulo. Teve a chance de ser campeão brasileiro em 1997, quando o Palmeiras chegou à decisão e só perdeu porque o Vasco tinha a vantagem do empate.

 

9. Toninho Cerezo


Surgiu no Atlético Mineiro em 1972, um ano depois do único título nacional do time. Suas principais conquistas foram com a camisa do São Paulo, onde foi bicampeão mundial em 1992 e 1993.

 

10. Fernandão


O ídolo colorado foi o capitão do time nas maiores conquistas da história do clube: a Libertadores e o Mundial de 2006. Esteve perto do título brasileiro duas vezes, em 2005 e 2006, quando o Internacional ficou com o vice-campeonato.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação