Topo

Blog da Redação

Corrida de rua com 4,20 milhas tem prêmio em maconha e vencedor 'chapado'

UOL Esporte

28/05/2016 06h00

01

A foto acima mostra centenas de atletas se preparando para uma corrida de rua em uma manhã ensolarada de sábado em Santa Monica, na Califórnia. Alguns detalhes, no entanto, mostram que não se trata de uma prova qualquer.

Percebeu? Repare no "homem-folha". E na identificação dos participantes: todos estão com o número 420. O trajeto da corrida tem 4,20 milhas. E o nome do evento é 420 Games, mais uma alusão ao numero que virou a senha dos usuários de maconha. 

O vencedor da prova masculina foi Chris Barnicle, ex-atleta profissional que começou a usar maconha por motivos medicinais e hoje é sócio de uma empresa que produz barras de cereal "batizadas" com THC, o princípio ativo da erva. Ele costuma comer algumas antes de competir, pois alega que ajuda no desempenho. Como prêmio, ele levou para casa um cheque valendo US$ 500 em créditos para comprar baseado.

02

Mas ficar chapado não é exigência para participar. O organizador da prova, Jim McAlpine, estima que metade dos participantes correm sob o efeito da planta. Segundo ele, o principal objetivo do evento não é a diversão, mas a mudança do estereótipo de que todo usuário de maconha é preguiçoso e sedentário.

"Eu uso diariamente, várias vezes ao dia. Uso tanto que as pessoas têm me chamado de drogado a vida inteira. Mas eu estou muito, muito longe de ser um drogado. Tenho minha empresa, sou casado, sou um bom atleta e cuido muito bem de mim mesmo", declarou o idealizador ao Los Angeles Times.

03McAlpine (esq.), criador dos 420 Games, posa com baseado de brinquedo

Além da corrida, os 420 Games oferecem outras atividades, como shows musicais, food trucks e palestras educativas sobre o uso responsável da maconha. Durante a confraternização pós-prova, médicos ajudam os participantes com dicas para conseguir a licença de consumo.

Um dos competidores assíduos é o ex-lutador de MMA Kyle Kingsbury. Na edição do ano passado em San Francisco, ele confirmou à revista Runner's que correu chapado e que usou maconha durante a sua carreira como atleta. "Sinto como se ela ajudasse a abrir o meu corpo", justificou.

Neste ano, depois do evento de março em Santa Monica, outras seis edições estão previstas. Além da Califórnia, o evento vai passar por outros três estados norte-americanos em que o uso recreacional é permitido: Colorado, Washington e Oregon. "Tudo com moderação, menos o suor", diz o slogan dos 420 Games.

rh420run_014

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação