Topo

Blog da Redação

Quais são os estádios de futebol mais antigos de cada país?

UOL Esporte

13/10/2016 06h00

A Vila Belmiro fez 100 anos nesta semana, mas não é o estádio mais velho em atividade no Brasil. Veja a seguir quais são os campos mais antigos em cada um dos países campeões do mundo.

BRASIL
Boca do Lobo (1908)

lobo

O Esporte Clube Pelotas, atualmente na segunda divisão do Campeonato Gaúcho, foi fundado em 1908. No mesmo ano, ergueu o pavilhão de madeira que deu origem ao estádio onde joga até hoje. O mais antigo do Brasil em atividade, com capacidade para aproximadamente 24 mil torcedores. O campo das Laranjeiras, sede do Fluminense, existe desde 1904, mas o estádio só foi inaugurado em 1919 e não sedia mais os jogos do clube. 

 

URUGUAI
Gran Parque Central (1900)

cnf
O estádio do Nacional é considerado o mais antigo da América do Sul e sediou o primeiro jogo de Copas do Mundo, em 1930, entre EUA x Bélgica. Passou por uma modernização em 2005 e segue em reformas. A intenção é que o estádio aumente sua capacidade de 26 mil para 40 mil espectadores.

 

ARGENTINA
Estadio Arquitecto Antonio Etcheverri (1905)

ferro
O bairro de Caballito, em Buenos Aires, abriga o mais antigo estádio da Argentina, casa do Club Ferro Carril Oeste, da segunda divisão. Recentemente, as tribunas de madeira foram removidas devido a normas de segurança. Depois da reforma, sua capacidade deverá aumentar para 27 mil.

 

ALEMANHA
Gazi-Stadion auf der Waldau (1905)

waldau
O Stuttgarter Kickers, da terceira divisão, é o clube alemão que há mais tempo manda jogos no mesmo lugar: o estádio de 11 mil lugares localizado próximo à torre de TV da cidade de Stuttgart. As arquibancadas de madeira construídas no início do século resistiram até os anos 70. No ano passado, passou por mais uma reforma e ganhou tribunas em todos os lados do campo.

 

FRANÇA
Parque dos Príncipes (1897)


Foi inaugurado como uma arena poliesportiva: sediava eventos de atletismo e etapas finais da Volta da França, além de servir de palco para os primeiros jogos das equipes nacionais de rúgbi e futebol. Em 1972, foi reconstruído e é a casa do Paris Saint-Germain desde 1974.

 

ITÁLIA
Luigi Ferraris (1911)


O estádio que sediou jogos da Copa de 1934 é usado até hoje pelos clubes de Gênova: Sampdoria e Genoa. Um clássico entre essas duas equipes em 1982 registrou o recorde de público de 57 mil pessoas. Atualmente, abriga 36 mil espectadores.

 

ESPANHA
El Molinón (1908)

sg
O estádio municipal da cidade de Gijón, nas Astúrias, é a casa do Sporting Gijón desde 1915. Depois da última grande reforma entre 2009 e 2011, sua capacidade foi ampliada para 30 mil. O nome faz referência a um moinho de água que existia no lugar.

 

INGLATERRA
Sandygate Road (1804)

hallam
O pequeno estádio para 700 pessoas na cidade de Sheffield é reconhecido pelo Guinness Book como o mais antigo do mundo. Nos seus primeiros anos, era usado para jogos de críquete. Em 1860, sediou sua primeira partida de futebol (e uma das primeiras da história). De um lado, o Hallam, clube da décima divisão que manda jogos lá até hoje. De outro, o Sheffield United, dono do Bramall Lane, estádio fundado em 1855 que é o principal da cidade, com capacidade para 32 mil espectadores.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação