Topo

Blog da Redação

Dez formações comentadas para você dar trabalho no Fifa Ultimate Team

UOL Interação

14/10/2016 06h00

formacoes

Uma das principais dificuldades na hora de encarar o modo Fifa Ultimate Team  (FUT) no simulador Fifa 17 é encontrar uma formação que se encaixe bem com o seu estilo de jogo. Além de atrapalhar seu desenvolvimento no game, escolher a estratégia errada pode fazer seu time ficar dependente ao extremo de bolas paradas para criar jogadas de perigo.

Quer saber como montar um time matador no modo Ultimate Team? Então, pegue sua prancheta e acompanhe as 10 dicas de esquemas de jogo comentados preparadas pelo UOL Esporte.

3-5-2

3-5-2

Uma das formações mais sólidas do jogo e com um jogo bastante baseado na qualidade do seu meia-atacante. Por isso, é realmente necessário investir uma boa grana em um jogador que faça a diferença nessa posição.

O ponto forte dessa formação é o equilíbrio entre ataque e defesa. Se você pretende jogar no contra-ataque, talvez não seja a melhor opção. O 3 – 5 – 2 é recomendado para quem gosta de jogar com a bola e dominar o jogo. Para fazer seu jogo funcionar nessa estratégia, é indicado ter meias avançados jogando pelos lados com atributos razoáveis de defesa. Isso fortalece seu time quando o adversário estiver com a bola.

Essa formação não é recomendada quando você enfrentar o 4-3-2-1. Também é importante tomar cuidado com times que tenham meias avançados muito rápidos atuando nos lados do campo.

4-1-2-1-2

4-1-2-1-2 (Diamante)

Também chamado de 4 – 4 – 2, essa formação é uma das mais populares em Fifa 17 e também fez bastante sucesso entre os técnicos brasileiros por muitos anos. Seu principal diferencial é justamente seu ponto fraco: a necessidade de um meia "camisa 10", aquele meia-atacante que tem um bom controle de bola e é capaz de distribuir passes precisos.

Nesse esquema é bom balancear os atacantes. Tenha um bom cabeceador e outro bom ritmo de jogo para acelerar a saída de bola, quando necessário. Se você quer usar essa estratégia no FUT, a dica é usar um volante que possa virar zagueiro em alguns momentos da partida. É importante que os meias pelos lados com velocidade para recompor a defesa. Apesar de bastante equilibrada, essa formação é um tanto quanto limitada, principalmente contra times que deixam o meio campo mais povoado, como a formação de 4 – 5 – 1.

4-3-1-2

4-3-1-2

O 4-3-1-2 tem uma ligeira mudança em relação ao 4-1-2-1-2. O meio-campo joga mais centralizado no campo, sem exigir demais dos laterais. Em vez de meias que atuem apenas por um lado do campo, é mais indicado que você forme um setor com três meias centrais (MC) fortes no passe e nos dribles.

Nesse esquema, você não precisa de tanta velocidade ou habilidade de cruzamento, já que a estratégia funciona melhor com jogadores que gostam de trocar passes pelo meio. Nessa formação o meia-atacante central e os dois atacantes dão um poder de fogo maior para o seu ataque.

4-3-2-1

4-3-2-1

O 4-3-2-1 tem como principal diferencial seu meio-campo em linha, com três jogadores que podem montar um ataque massivo. Por outro lado, é importante ter defensores com bons atributos, já que essa estratégia costuma dar espaço para contra-ataques. Use essa organização para jogar pelo meio campo.

Outra dica importante é que essa formação precisa de dois meias atacantes que possam passar a bola para o atacante e também finalizar de fora da área. Por conta desse foco no meio campo, a formação costuma ter problemas contra times que sabem aproveitar o jogo pelos lados, como os esquadrões montados no chamado 4 – 4 – 1 – 1.

4-4-1-1

4-4-1-1

Se você estava se perguntando o que é esse tal 4-4-1-1, está na hora de aprender. É uma formação que foi incorporada a partir do Fifa 09 e que é bastante popular na Premier League inglesa. Apesar de similar ao 4-4-2 clássico, essa estratégia de jogo conta com um atacante mais avançado, como centroavante e outro atacante central na sobra.

Esse modo de jogo deixa quatro jogadores mais fixos na defesa, enquanto os meias jogam em linha e contam com bons atributos de ataque. Essa formação é indicada para times que trocam muitos passes e jogadores que tenham paciência para furar as defesas adversárias. Um dos diferenciais é o posicionamento do atacante central, que pode surpreender os zagueiros com um passe ou finalização.

Por outro lado, é preciso meias com boa pontuação em atributos físicos, para não deixar a dupla de atacantes muito isolada na frente.

4-2-2-2

4-2-2-2

Outra variação do 4-2-2, usando dois volantes que atuam pelo meio, enquanto outros dois meias atacantes jogam pelos lados do campo. Uma das vantagens dessa formação é justamente, ter uma boa quantidade de jogadores para atacar e defender.  O esquema é indicado para quem gosta de ter posse da bola e dar liberdade para os meias criativos.

Uma das dificuldades dessa formação é encontrar bons meias que possam atuar pelos lados do campo sem perderem atributos. Também é importante que os dois jogadores pelo meio do campo tenham números altos de passe de bola e defesa.

4-3-3-ataque

4-3-3 Ataque

A formação 4-3-3 tem cinco variações em Fifa 17. Uma das mais indicadas para jogadores com perfil arrojado é a opção voltada ao ataque. O grande ponto positivo desse tipo de jogo é ter situações com quatro jogadores posicionados para fazer gols.

Para manter esse estilo de jogo eficiente, é necessário um atacante forte em atributos de finalização e jogo aéreo. Já os pontas (direito e esquerdo) precisam ter velocidade e cruzamento altos para criar chances de gol. Para sair de campo com a vitória, você precisa de meias pelos dois lados com potencial para defesa, assim você consegue cobrir os espaços expostos e evitar os gols de contra-ataque.

4-3-3-falso9

4-3-3 Falso 9

A segunda variação indicada do 4-3-3 é o chamado "falso 9", quando você não tem um centroavante como atacante central. O jogador deslocado para essa posição costuma jogar mais recuado do que em outros esquemas.

Nessa estratégia, você troca seu atacante e seu meia ofensivo por um centroavante ou segundo atacante que pode driblar, finalizar e chutar de longe. Uma dica nesse esquema é aproveitar jogadores com poder de finalização como pontas por ambos os lados. Dessa forma, é possível marcar no rebote.

Quando você usa dois meias centrar e um único volante, é interessante que o defensor tenha atributos como drible e passe para que seus ataques iniciem com mais agilidade. Ter apenas um volante que seja apenas um "cão de guarda" nessa função pode prejudicar suas jogadas de contra-ataque – um dos pontos altos dessa estratégia.

4-5-1

4-5-1

Com uma formação que preenche o meio de campo com 5 jogadores, dois deles dando suporte para o centroavante, essa formação fez bastante sucesso nos times europeus. O ponto fraco do esquema é que ele não funciona muito bem para quem gosta de jogar com bolas longas e transições rápidas.

Esse estilo tem a cara de times treinados por Carlos Alberto Parreira, que privilegiavam o passe de bola paciente. Afinal, o gol é só um detalhe, não é mesmo? Outra fraqueza desse ajuste é que, dependendo do adversário, o meia central pode ficar isolado e fora de posição. Esse buraco perto da defesa pode ser perigoso em contra-ataques rápidos.

Por outro lado, manter o domínio das ações é interessante para que você seja menos ameaçado do que seu adversário. É altamente recomendável que o seu centroavante seja decisivo nas finalizações e no cabeceio.

5-2-2-1

5-2-2-1

Os técnicos costumam usar esquemas desse tipo em times que não contam com um meio muito criativo. No idioma boleiro, é o chamado "fechar a casinha" para não tomar gol e "jogar por uma bola" lá na frente.

Sim, essa é uma estratégia para quem não tem interesse em ter o domínio da bola, nem das ações do jogo. Mas, isso não significa que você irá deixar o adversário vencer fácil, a formação ideal para encaixar um contra-ataque mortal. Com uma defesa sólida, formada por três defensores e dois alas, essa formação é complementada por dois meias centrais, dois meias avançados e um centroavante.

Uma das dificuldades nesse esquema é enfrentar times que têm muitos jogadores no meio, dificultando a transição rápida da defesa para o ataque. É recomendado que os alas tenham capacidade de drible, para facilitar os ataques pelos lados do campo.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação