Topo

Blog da Redação

Finta de Neymar e pedalada. Saiba como castigar as defesas do PES 2017

UOL Esporte

15/10/2016 06h00

pes21

O simulador de futebol PES 2017 já está disponível e tem como um dos principais diferenciais um sistema mais suave para a realização de dribles e outros malabarismos em campos virtuais. O novo game da franquia da Konami aprimorou a Fox Engine e, por isso, os jogadores conseguem "rabiscar" as defesas adversárias com toques mais leves nos controles tanto do PlayStation (3 e 4) quanto do Xbox (360 e One).

Algumas fintas precisam de jogadores específicos ou atletas com números altos de habilidade para serem bem executadas. Em geral, o trio Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo consegue executar boa parte das acrobacias. Faz sentido, não é mesmo?

O UOL Esporte separou alguns dribles que tiveram alterações na sua execução e mostra para você como aproveitar essas habilidades no campo.

Malabarismos

Um recurso que pode ser útil para distrair a marcação e ganhar algum espaço é fazer algumas embaixadinhas e levantar a bola no meio do lance. Como todos os outros dribles, o malabarismo também pode ser uma boa para tirar uma onda quando estiver ganhando a partida. Mas, claro, a marra fica por sua conta.

Para fazer a manobra, aperte e segure o botão analógico direito (R) e enquanto anda com a bola dominada pela defesa adversária.

Pedalada

Um drible que ficou mais fácil em PES 2017, a pedalada é uma das marcas registradas de Robinho. O movimento foi copiado por vários outros jogadores habilidosos e funciona apenas tocando o analógico direito para esquerda e direita repetidamente. O drible pode ser realizado tanto parado quanto em movimento.

Finta do Neymar

Esse drible só pode ser feito com o craque brasileiro Neymar e é indicado para ludibriar marcadores em velocidade. Uma espécie de "auto finta", esse movimento faz com que o jogador execute um corte passando por entre suas próprias pernas. Depois de um breque, Neymar leva a bola para o outro lado. Fica mais fácil explicar, confira:

Para realizar o drible exclusivo do atacante brasileiro do Barcelona, movimente o analógico esquerdo para cima e o analógico direito para baixo.

Corte

Uma das formas mais tradicionais de enganar os marcadores é fingir que vai chutar a bola para um lado e dar um corte para o outro. Se você curte esse recurso para fintar os defensores adversários, basta pressionar o botão de chute e, rapidamente, o botão de passe no PES 2017. Também é uma boa ideia usar o analógico esquerdo para direcionar para que lado você vai dar o corte no zagueirão.

Carretilha

Também chamado de lambreta, esse tipo de chapéu é conhecido por sua dificuldade e plasticidade. Para tentar o lance em cima de um adversário, você precisa pressionar duas vezes o botão analógico direito. É possível tentar o drible parado ou em movimento. Quem sabe você não vai parar dentro do gol, não é mesmo?

Elástico

Para você conseguir executar um elástico, é necessário ter jogadores com essa habilidade, também chamada de Flip Flap no game. Caso você tenha um desses atletas, é possível executar o drible eternizado pelo craque Rivelino. O movimento em si é bem simples, basta movimentar os dois analógicos para a diagonal baixa direita (↘) do controle. Desta forma, o drible sai na diagonal. Há ainda uma variação para driblar "para dentro", movimente o analógico esquerdo para a diagonal de baixo direita (↘) e o analógico direito para a diagonal alta direita (↗).

Controle

Outra forma de manter seus adversários longe, quando estiver mais pressionado é usar o controle da bola. O recurso é interessante para situações em que você está cercado e quer chamar a falta ou evitar um bote do adversário. Para fazer uso do controle, pressione o gatilho direito do seu controle (R2 no PlayStation e RT no Xbox) e conduza a bola normalmente.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação