PSG de Pernambuco? Náutico responde a comparação de jornal
O Náutico levou na esportiva a brincadeira feita pelo "Jornal Aqui PE", uma publicação regional pernambucana que estampou em sua capa nesta quinta-feira (9) a manchete "Barça goleia o Náutico de Paris".
Em um comunicado publicado via site oficial, o clube pernambucano agradeceu a comparação. "O Náutico se sente muito honrado em ser comparado ao Paris Saint-Germain, atual campeão francês. Afinal, todos os clubes têm orgulho das suas conquistas, mas apenas os grandes são lembrados pelas suas derrotas", publicou.
Embora tenha reagido com classe à comparação, o Náutico disse que tomará "as medidas cabíveis" com relação ao jornal responsável pela manchete, "por amor e respeito a nossa apaixonada torcida", diz o texto.
O "Jornal Aqui PE" embasou a comparação entre Náutico e PSG na derrota do Náutico para o Grêmio na Série B do Campeonato Brasileiro de 2005, conhecida como Batalha dos Aflitos. Na ocasião, o time vencedor conseguiria o acesso à Série A. A partida ficou marcada pelos ânimos exaltados, resultando na expulsão de quatro gremistas e um jogador do Náutico.
O goleiro Galatto defendeu um pênalti e, nos acréscimos do segundo tempo, o meia-atacante Anderson, então a revelação do Grêmio, fez o gol do acesso em um contexto heroico, semelhante ao do Barcelona contra o PSG.
Apesar do comunicado, a publicação defende o tom adotado. "O jornal tem essa linha do humor, principalmente com os clubes locais. É um jornal popular que não tem time. Sempre vai brincar com quem perder. Se o Sport perder, tem capa para o Sport; se o Náutico perder, tem capa para o Náutico; se o Santa perder, tem capa para o Santa – sempre focado nessas três torcidas que são muito fortes aqui, e o jornal é um jornal local", explicou Rodolfo Bourbon, editor de esportes do diário, ao UOL Esporte.
"Mas, inclusive nas redes sociais, onde teve muita reverberação, o pessoal nos comentários ficou postando capas antigas para mostrar exatamente que não tem perseguição a um clube A ou B; é justamente o perfil de informar com a pegada do humor. E no WhatsApp, o que mais circulou foi essa comparação do PSG com o Náutico, com essa história de morrer na praia", completou.
Após a publicação da nota, a própria diretoria do Náutico aliviou e admitiu que não deve rolar um processo contra o jornal. "Foi mais no humor. O jornal faz sátira com todo mundo", explicou Toninho Monteiro, vice-presidente do Náutico, à reportagem.
Marcello de Vico
Do UOL, em Santos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.