Topo

Blog da Redação

Por que personagens como o Velho Vamp fazem falta no futebol?

UOL Esporte

13/04/2017 06h00

Com uma carreira de sucesso, principalmente atuando com a camisa do Corinthians, o ex-volante Vampeta tem no currículo títulos nacionais e mundiais, com o time paulista e com a seleção brasileira. Mas o que mais marcou a carreira do "Velho Vamp" foram as provocações aos rivais, o lado extrovertido e o fato de não ter "papas na língua" quando falava com a imprensa.

Até hoje, seja comentando na Rádio Jovem Pan ou como dirigente, ele continua atraindo os holofotes em diversos momentos. Mas, dentro de campo, é raro encontrar nos dias atuais alguém como o ex-volante. Veja abaixo alguns motivos que mostram por que personagens como Vampeta fazem falta no futebol brasileiro:

1. Porque ele separava brigas

Flavio Florido/UOL

Marcelinho Carioca e Freddy Rincón eram desafetos, mas Vampeta era amigo de ambos e tentava apaziguar os ânimos. Edilson também já sentiu a fúria de Rincón. Durante um jogo do Corinthians na Libertadores, o Capetinha perdeu uma bola e o time quase sofreu um gol no contra-ataque. O colombiano reclamou, e Edilson respondeu com um xingamento. No vestiário, Rincón avançou contra ele, mas Vampeta ficou no meio para evitar a briga. Foi quando Edilson soltou: "Por que você não bate no Vampeta, que é do seu tamanho?". O Velho Vamp ficou perdido: "Não deixo ele te bater e você me joga contra ele?".

 

2. Porque ele é corajoso

Reuters

Sim, é verdade que, quando a gente bebe, fica mais corajoso. Com Vampeta, não foi diferente. Na comemoração do penta em 2002, depois de um voo movido a álcool do Japão até Brasília, o Velho Vamp recebeu a medalha de honra ao mérito do presidente Fernando Henrique Cardoso e teve uma ideia: dar uma cambalhota na rampa do Palácio do Planalto. O gesto entrou para a história. Mas Vampeta admitiu que, "para levantar, foi uma luta". E a medalha desapareceu: "Perdi a medalha ali, não tenho a medalha que o Fernando Henrique me deu".

 

3. Porque ele peitava os treinadores

Reprodução/ESPN

Depois de uma derrota para o Paraguai nas Eliminatórias da Copa de 2002, o técnico Vanderlei Luxemburgo reuniu os jogadores para falar da importância do próximo jogo, contra a Argentina. E perguntou se alguém queria falar alguma coisa. "Eu quero falar", disse Vampeta, que disparou: "Eu sou titular do Corinthians, o Alex é titular do Palmeiras, o Ronaldinho é titular do Grêmio. Não é porque alguns caras jogam na Europa e cruzam o Atlântico que eles não podem ficar no banco". A bronca deu certo: Luxa escalou os três no time titular que venceu a Argentina por 3 a 1, com direito a dois gols de Vampeta.

 

4. Porque ele zoava os treinadores

Fernando Santos/Folhapress

O técnico Evaristo de Macedo, que comandava o Corinthians em 1999, gostava de uma resenha, e certa vez ouviu uma piada contada por Vampeta depois de um treino: "Como o mudo faz para saber as horas?". Evaristo respondeu batendo no pulso, como se mostrasse o relógio. Vampeta continuou: "Tá certo, professor, e um cego para pedir uma tesoura, como faz?". Evaristo fechou os olhos e gesticulou com as mãos, movendo os dedos em forma de tesoura. Foi quando Vampeta deu o bote: "Não, professor, o cego fala 'me dá uma tesoura'". Os jogadores caíram na gargalhada, e Evaristo, chateado por ter caído na piada, fechou a cara com o Velho Vamp.

 

5. Porque ele zoava o Ronaldo

Juca Varella/Folha Imagem

Uma das histórias mais conhecidas do Vampeta é a de quando ele ficou hospedado na casa do Ronaldo em Milão e jogou fora um vinho que o atacante tinha ganhado de presente do papa João Paulo 2º. "Era muito ruim", justificou Vampeta. Não foi a única vez que Ronaldo foi zoado por ele. Certa vez, em São Paulo, o Fenômeno chamou Vampeta para um jantar em um restaurante chique. O Velho Vamp, que já tinha tomado umas caipirinhas, chegou lá e viu Ronaldo cercado de modelos. E já chegou dizendo o seguinte: "Boa noite, me fala quem são os travestis e quem são as mulheres, porque eu quero sentar do lado das mulheres".

 

6. Porque ele é alquimista

Ricardo Nogueira/Folhapress

Quando foi jogar no Oriente Médio, Vampeta teve dificuldades com a restrição a bebidas alcoólicas. Chegou a colocar umas vodcas compradas no free shop dentro de garrafas de água para não ser barrado com o "danone". No Kuwait, ele aprendeu a fazer vinho caseiro com suco de uva e fermento. A poção era colocada nas próprias garrafas de suco de uva, para disfarçar. Mas, durante uma blitz, os policiais ficaram intrigados com a quantidade de "suco de uva" que Vampeta levava para uma festa. E ele acabou na cadeia. Ficou 36 horas na prisão, até que o jogador Adiel, ex-Santos, pagou sua fiança.

 

7. Porque ele é parceiro

Juca Varella/Folha Imagem

Vampeta também já foi preso no Brasil. Mas a culpa foi do Edilson Capetinha, que estacionou seu carro em fila dupla na avenida Doutor Arnaldo, em São Paulo, para comer um lanche. Quando os dois voltaram, viram um policial aplicando multa. E Edilson se revoltou. Os dois foram presos por desacato à autoridade. "Fui como advogado e testemunha do Edilson", brincou o Velho Vamp.

 

8. Porque ele é religioso

Folhapress

Em 2005, jogou ao lado do amigo Marcelinho Carioca no Brasiliense. Conta o Velho Vamp que Marcelinho o convidou para um "culto" na casa dele. Chegando lá, Vampeta tocou a campainha e foi recebido por três garotas. O pastor era o cantor Belo. As garotas ofereceram vinho. E o Velho Vamp disse para o Marcelinho: "Esse culto é diferente, hein? Mas tem jogo domingo". Ele respondeu: "Fica tranquilo que o culto só vai até as três da manhã".

 

9. Porque ele é corpo fechado

Reprodução

Vampeta conta que Vanderlei Luxemburgo estava preocupado antes da final do Brasileirão de 1998 entre Corinthians e Cruzeiro. O técnico resolveu reforçar o meio-campo com o volante Gilmar Fubá, que recebeu a missão de marcar Müller. Antes, porém, o jogador teve que passar por um ritual receitado por Roberio de Ogum: no quarto de Luxemburgo, mergulhou três vezes em uma banheira cheia de rosas, alfazema e sal grosso. Em campo, Gilmar Fubá teve a infelicidade de se lesionar logo no começo da partida. Mesmo assim, o Corinthians arrancou um empate fora de casa. E o jantar do time foi descontraído, com Vampeta tomando umas para comemorar, enquanto falava em alto e bom som: "O Müller da igreja acabou com o trabalho do Roberio de Ogum". Luxa se irritou e ameaçou barrá-lo, mas o Velho Vamp retrucou: "Fui titular o campeonato todo, vai ter que se acertar com a imprensa e com a torcida para dizer que me tirou por causa do Roberio de Ogum".

 

10. Porque ele é galã

Divulgação

Em 2001, Vampeta já tinha posado na capa da G Magazine quando levou um "harém" de mulheres para a França a caminho do Paris Saint-Germain, segundo conta em seu livro "Memórias do Velho Vamp". É que, por contrato, ele tinha direito a dez passagens de primeira classe. Mas, como ele é solteiro e sua família não costuma sair da Bahia, Vampeta resolveu contratar oito mulheres para ficar uma semana em Paris na casa dele. No avião, quem ele encontra? Galvão Bueno. "Vocês fingem que não me conhecem", disse Vampeta às garotas. O narrador chegou a comentar com ele: "Quanta mulher bonita…" Vampeta respondeu: "Pois é, devem estar indo desfilar lá em Paris". Só que, na chegada, uma delas perguntou ao jogador: "Patrão, onde a gente pega as malas?". E o Velho Vamp disse para Galvão Bueno: "Não falei que elas estavam indo desfilar?".

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação