Topo

Blog da Redação

Nova tatuagem de Jadson causa polêmica na web; entenda

UOL Esporte

21/07/2017 17h15


Fernando El Shaday exibiu com orgulho a nova tatuagem feita em Jadson, cobrindo praticamente toda a parte superior do braço direito do jogador do Corinthians. O desenho, feito em preto e branco, é baseado em um relógio de bolso antigo, com destaque para as engrenagens.

A grande questão é que os números, para manter a tradição, são romanos e o quatro levantou uma grande polêmica. Na tatuagem, o número foi escrito desta maneira IIII.

Parte dos seguidores do profissional invadiu a publicação para criticar a forma com que foi feito, já que estavam acostumados com outra forma de escrita do número quatro (IV).

No entanto, há uma explicação para isso (ou algumas). As duas maneiras estão corretas. No começo da história da escrita de algumas civilizações, os primeiros nove números inteiros eram anotados pela repetição de traços verticais. Ou seja, o quatro era IIII. Só depois isso foi alterado.

Mas se foi alterado, por que foi usada essa forma na tatuagem? Alguns estudos afirmam que esta maneira de utilização se deve ao fato do equilíbrio visual dos antigos artesãos relojoeiros. Outra hipótese é de origem religiosa. Entre os deuses romanos pagãos, o deus do dia, Júpiter, era grafado em latim como IVPPITER. Segundo teoria, para não utilizar as iniciais de um deus pagão em igrejas Cristãs, foi optado por manter a velha forma IIII.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação