Topo

Blog da Redação

Entenda por que Balbuena, Diego Alves e Vinicius Jr não estão no PES 2018

UOL Esporte

16/09/2017 04h00

O PES 2018 foi lançado oficialmente no último dia 12 com algumas surpresas para os torcedores de clubes exclusivos do game. Corinthians e Flamengo aparecem sem alguns de seus principais titulares. E a resposta é simples: dificuldade em conseguir negociar a autorização com os jogadores.

O paraguaio Balbuena é a principal ausência no elenco corintiano. Um dos destaques do clube na campanha no Campeonato Brasileiro, é substituído por Pedro Henrique no time titular. No banco de reservas, Marquinhos Gabriel também não está presente. Curiosamente, o jovem Léo Jabá, vendido ao Akhmat Grozny (RUS), ainda está no elenco corintiano.

Já a torcida do Flamengo encara desfalques maiores. Contratado na janela do meio do ano, o goleiro Diego Alves ainda não está presente no elenco carioca, deixando como opção para o gol Alex Muralha, Thiago e Gabriel.

Além dele, mais dois desfalques são sentidos: Everton Ribeiro e Vinicius Júnior. O primeiro, assim como Diego Alves, chegou na metade do ano. O atacante, por outro lado, é cria das categorias de base do clube carioca.

Com outros clubes, a Konami encontra problemas para liberar o time todo. Equipes como Atlético-MG, Cruzeiro e Grêmio chegam no jogo com jogadores com nomes e aparências genéricas.

Em contato com o UOL Esporte, a Konami, por meio de nota oficial, lamentou a dificuldade em conseguir autorização dos jogadores. A desenvolvedora do PES 2018 espera lançar em novembro uma atualização que promete corrigir boa parte das ausências nos elencos.

"Ainda estamos no processo de obter aprovação de cada jogador atuando no Brasil antes de refletirmos estas mudanças no jogo. Devido a este processo, planejamos proporcionar, em novembro, o primeiro de uma série de importantes patches que corrigirão diversos clubes e elencos brasileiros, assim como outras atualizações fundamentais para o jogo", explicou.

Há tempos, EA Sports e Konami, responsáveis por FIFA e PES enfrentam problemas para contar com clubes brasileiros em seus jogos. Recentemente, mais de 70 jogadores entraram com ação contra as duas empresas por uso de suas imagens nos games.

Por causa desse problema, a EA Sports nem sequer tem times brasileiros em sua versão 2018 do FIFA. A Konami, por outro lado, acertou parcerias exclusivas com Corinthians, Flamengo e Vasco.

Brunno Carvalho
Do UOL, em São Paulo

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação