Topo

Blog da Redação

11 pérolas mostram que Renato Gaúcho tem a língua mais afiada do futebol

UOL Esporte

29/09/2017 06h00

O futebol seria mais chato sem figuras como Renato Gaúcho. Você pode até não concordar com o que ele fala. (Às vezes, nem ele próprio concorda, como quando se retratou por dizer que o Corinthians iria "despencar"). Mas sempre sai alguma pérola. Afinal, faz tempo que ele é um mito das entrevistas, e tem uma reputação a zelar:

1. "Vocês continuam sendo bons alunos, mas o mestre voltou"

Reprodução

Ao ser questionado sobre quem era o "Rei do Rio", em 1995, ele mandou esse recado para Túlio Maravilha e Romário. A frase foi dita em uma reportagem da Globo que mostra Renato Gaúcho procurando Romário pelas ruas do Rio para zoar o Flamengo depois de uma vitória do seu Fluminense.

 

2. "Não sei de onde eles tiraram que tem que jogar com a meia pra cima e com caneleira por causa da Aids… Ah, Fifa, dá um tempo"

Reprodução

A recomendação da Fifa na década de 80 foi ironizada pelo então atacante do Flamengo, que fazia questão de jogar com as meias "arriadas". Mas, em plena epidemia de Aids, surgia a preocupação com os ferimentos expostos nas pernas dos jogadores.

 

3. "Queria ver o Cristiano Ronaldo jogar nos clubes onde eu joguei, com 3 ou 4 meses de salários atrasados, e ser campeão como eu fui"

Reprodução

Em entrevista ao programa "Bola da Vez", a ESPN, Renato disse ter "certeza" de que jogou mais bola do que o craque português.

 

4. "Aí vocês veem o time do Guardiola, do Mourinho e falam 'nossa, mas que futebol bonito'. Bom, ali, até o Stevie Wonder"

Reprodução

Ao lembrar que nenhum dos dois treinadores citados já foi visto trabalhando com um grupo limitado: "Também queria estar no lugar deles, chegar no clube e montar uma seleção, praticamente".

 

5. "Quem precisa, estuda. Tem que ir pra Europa. Quem não precisa, pode tirar umas férias na praia sem problema algum"

Reprodução/Sportv

Desabafo após o título do Grêmio na Copa do Brasil de 2016, em resposta aos que criticavam sua falta de estudos sobre futebol

 

6. "Com todo respeito ao Falcão, eu sou campeão do mundo. Um abraço"

Agência Freelancer

Ao ser perguntado se ele jogava melhor do que o ídolo do Internacional.

 

7. "Talvez o que o D'Alessandro tenha de idade eu tenha de títulos"

Vinicius Costa/Preview.com

Em resposta à provocação do argentino do Inter, que fez sinal de binóculos para comemorar um gol no Gre-Nal em 2013.

 

8. "Não deveria contar essa história sobre o Pelé , mas vou contar. Certa vez estávamos juntos em um programa de televisão e passou um gol dele. Ele me cutucou e disse: 'viu só Renato, mais de mil gols'. Eu respondi: 'cada gol seu é uma mulher minha'. Só que o Pelé parou com mil e poucos gols, eu não"

Reprodução/Instagram

 

9. "Até mulher grávida faria gol no Vasco"

Lucas Uebel/Grêmio

Em 2005, ele era o técnico do Vasco na derrota por 7 a 2 para o Atlético-PR.

 

10. "A tua pergunta é muito boa, mas a minha resposta é melhor que a tua pergunta. Agora, vou encerrar a entrevista me aplaudindo"

Reprodução

Depois de argumentar que não houve erro de planejamento por ter poupado jogadores no Campeonato Brasileiro

 

11. "Na minha época eu era atacante, hoje eu sou zagueiro"

Lucas Uebel/Grêmio

Sobre os possíveis namoros da filha Carol Portaluppi, com direito a um recado ao gremista Douglas: "Pedradas todo mundo dá. Tem ele e mais um milhão dando pedradas".

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação