Topo

Blog da Redação

Zico no Vasco, Pelé no Fla... 15 "reforços" que só duraram um dia

UOL Esporte

27/10/2017 06h00

Eles vestiram camisas de times que nunca defenderam, mesmo que por apenas um dia. Ou até foram apresentados oficialmente, mas nem chegaram a jogar. Os "reforços" a seguir serviram só para a gente dizer: "Esse dia foi louco…"

1. Zico no Vasco

Reprodução

"Vestir a camisa do Vasco da Gama é um orgulho para qualquer jogador". Assim o ídolo flamenguista definiu a experiência de vestir a camisa do rival na despedida do amigo Roberto Dinamite, em 1993. Na época, ele jogava no Kashima Antlers e veio ao Brasil reforçar o Vasco no jogo festivo contra o La Coruña. O time espanhol venceu por 2 a 0.

 

2. Pelé no Flamengo

Divulgação/Flamengo

Aos 39 anos, Pelé jogou ao lado de Zico com a camisa rubro-negra em um amistoso beneficente contra o Atlético-MG no Maracanã, diante de quase 140 mil pagantes no dia 6 de abril de 1979. A renda foi doada para vítimas de enchentes em Minas Gerais. Em campo, a tabelinha entre os dois deu certo: com três gols de Zico, o Flamengo goleou por 5 a 1. Um ano antes, Pelé defendeu o Fluminense durante uma excusrão à Nigéria; no início da carreira, ele vestiu a camisa do Vasco em três jogos.

 

3. Garrincha no Fortaleza

Divulgação/Fortaleza

O eterno ídolo botafoguense já jogou no Corinthians e no Flamengo, mas poucos sabem que ele já defendeu o time cearense. Foi em 1968, no amistoso contra o Fluminense para a entrega das faixas do título estadual. Ele tinha 35 anos, não estava em forma e jogou apenas 60 minutos. O Fortaleza venceu por 1 a 0. Garrincha também atuaria pelo Treze-PB em um amistoso contra a seleção da Romênia.

 

4. Maradona no Tottenham

Getty Images

Em maio de 1986, quatro anos depois da Guerra das Malvinas entre Inglaterra e Argentina, o estádio do Tottenham, em Londres, recebeu uma festa "hermana" para o jogo de despedida do argentino Osvaldo Ardiles, ídolo do time inglês. O amistoso contra a Inter de Milão teve um convidado especial: Diego Armando Maradona reforçou o Tottenham na vitória por 2 a 1. O craque disse ter se sentido em casa jogando na Inglaterra. Um mês depois, eliminaria os ingleses da Copa no famoso jogo da "Mano de Dios". Maradona também vestiu a camisa do Bayern de Munique na despedida de Lothar Matthaus em 2000.

 

5. Júnior no Vasco

Reprodução

Em janeiro de 1992, o Maracanã recebeu um amistoso beneficente entre os combinados de Flamengo e Vasco contra Corinthians e Palmeiras. Foi o dia em que o ídolo rubro-negro Júnior vestiu a camisa do Vasco.

 

6. Evair no Corinthians

Reprodução

No mesmo jogo beneficente no Maracanã, o atacante do Palmeiras vestiu a camisa do Corinthians e fez duas assistências na vitória por 2 a 1 do combinado paulista sobre os cariocas.

 

7. Tupãzinho no Palmeiras

Reprodução

Esse dia foi louco mesmo! Vestindo a camisa do Palmeiras, o talismã corintiano fez o gol da vitória do combinado paulista no amistoso contra Flamengo e Vasco no Maracanã em 1992.

 

8. Rivellino no São Paulo

Reprodução

Em 1981, o ídolo de Corinthians e Fluminense tinha voltado ao Brasil depois de jogar no Al-Hilal, da Arábia Saudita. Como ele usava as dependências do São Paulo para manter a forma, o clube logo se interessou na contratação do craque, que estava em fim de carreira. Mas o vínculo com os árabes ainda não tinha acabado. Para tentar facilitar a negociação, o São Paulo propôs um amistoso contra a Arábia Saudita no Morumbi. Com Rivellino em campo, o tricolor venceu por 5 a 1. Mas as conversas pela sua contratação não evoluíram, e Rivellino penduraria as chuteiras no mesmo ano. Quando estava no auge, ele também vestiu a camisa da Lusa durante um amistoso no Canindé.

 

9. Eto'o em Ribeirão Preto

Célio Messias/AE

No final de 2015, o Twitter promoveu um amistoso especial entre os rivais Comercial e Botafogo de Ribeirão Preto. O atacante camaronês Samuel Eto'o jogou um tempo em cada time e marcou três gols no empate por 3 a 3.

 

10. Paulo Futre na Lusa

Getty Images

Um dos principais jogadores portugueses da década de 90, o atacante desembarcou no Brasil em 1998 como reforço da Lusa. Mas os dirigentes não apareceram no horário combinado e irritaram o jogador, que desistiu do negócio no mesmo dia. A Federação Paulista chegou a tentar encaixá-lo no Santos, mas também não teve sucesso e ele foi parar no Japão

 

11. Preud'Homme no Fluminense

Reprodução

Por um dia, o lendário goleiro belga foi jogador do Fluminense. O time estava na Série C em 1999, e via a contratação dele como o início da reconstrução. Preud'Homme veio ao Rio de Janeiro e deu entrevista em português como atleta tricolor. Mas foi chamado para voltar ao Benfica e nunca mais apareceu de novo.

 

12. Obi Mikel no United

Getty Images

O nigeriano jogou dez anos no Chelsea e criou forte identificação com o clube, mas esteve muito perto de ir para o Manchester United. Em 2005, os Red Devils acertaram a contratação dele, que chegou a vestir a camisa vermelha em uma apresentação oficial. Mas, no fim, o Chelsea atravessou o negócio e ficou com o jogador.

 

13. Romagnoli no Bahia

Margarida Neide/A Tarde

Em agosto de 2014, o meia argentino campeão da Libertadores com o San Lorenzo desembarcou em Salvador com direito a recepção calorosa da torcida do Bahia. Ele vestiu a camisa tricolor, mas nunca entraria em campo pelo clube. Alegando questões familiares, pagou multa para rescindir o contrato e voltou para a Argentina.

 

14. Jardel no Palmeiras

Folhapress

Em 2004, o atacante foi apresentado pelo Palmeiras, mas so brilhou no dia do seu anúncio. Até chegou a treinar com a camisa alviverde, mas foi dispensado antes da estreia por causa de problemas com a documentação de seu clube anterior, o Ancona, da Itália.

 

15. Renato Gaúcho no São Paulo

Reprodução

Este foi o único ato de Renato Gaúcho como jogador do São Paulo, em 1997: a sua apresentação oficial. Acontece que ele nem tinha assinado contrato. Renato voltou para o Rio, o Fluminense pagou o que devia e acertou a permanência do atacante. Apenas um mês depois, ele deixaria as Laranjeiras, mas para jogar no Flamengo. Renato encerrou a carreira sem nunca ter atuado em um time de São Paulo.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação