Como familiar distante de Senna ficou famosa sem explorar imagem do astro

Camila Senna é influenciadora digital (Foto: Divulgação)
Por Brunno Carvalho e Lucas Pastore
Do UOL, em São Paulo
Mais de um milhão de seguidores no Instagram, uma base de fãs engajados e parceria com marcas famosas. Aos 23 anos de idade, Camila Senna faz sucesso e se consolida como influenciadora digital de sucesso. Para quem reconheceu o sobrenome, não se trata de coincidência: a celebridade digital é familiar distante de Ayrton Senna. Mesmo assim, a jovem construiu sua fama sem nunca ter feito qualquer tipo de relação com a do tricampeão mundial de Fórmula 1.
Camila nasceu no dia 24 de janeiro de 1994, poucos meses antes de Senna sofrer acidente fatal no Grande Prêmio de San Marino daquele ano. O parentesco dos dois é distante: a mãe da produtora de conteúdo digital era prima de segundo grau do tricampeão.
Por isso, é curioso ver que Camila ganhou tanta notoriedade sem nunca ter feito menção a Senna. Além do milhão de seguidores no Instagram, são 51,2 mil no Twitter, 13 mil no Facebook e 69,9 mil inscritos no seu canal do YouTube. Foi na plataforma que a menina fez sua única menção ao piloto, quando questionada por um fã sobre o parentesco entre eles.
"É uma coisa tão distante. Nunca tive nenhum contato com a família dele diretamente. Qual é a diferença se eu fosse, por exemplo, prima do John Mayer, que é um cantor que eu adoro? Nunca tive contato com o Bruno Senna, com a Viviane, com ninguém. Ele juntou o Brasil, as pessoas se uniam quando ele corria. É o que ele construiu, a história dele. Não tenho como usar isso para mim", disse Camila, ao UOL Esporte.

Camila Senna é influenciadora digital (Foto: Divulgação)
O estafe de Bruno Senna comprova o que Camila disse. Em contato com o UOL Esporte, pessoas ligadas ao piloto afirmaram que nem sequer conheciam a influenciadora, assim como o piloto, sobrinho de Ayrton Senna.
Por se tratar de um sobrenome que habita o panteão do esporte brasileiro, Camila é constantemente questionada a respeito do tricampeão, mas diz não se incomodar com as perguntas.
"Acontece toda vez, é engraçado. Desde pequena. Acho que todos os taxistas que eu peguei na minha vida perguntaram (risos). É incrível, todas as pessoas me contam onde estavam e o que estavam fazendo no dia do acidente. Tenho milhares de relatos de milhares de pessoas diferentes sobre um único momento", declarou.
Camila tem na autenticidade a explicação para seu sucesso digital. A produtora de conteúdo, que hoje já é parada por fãs nas ruas de São Paulo para fotos e autógrafos, acredita que seu estilo é a principal causa para o alcance que conseguiu.
"É uma coisa que está crescendo cada vez mais: as pessoas estão buscando identificação. As pessoas não querem mais um ídolo, e sim uma pessoa próxima. Eu tenho uma vida com as particularidades dela, é claro, mas muito mais próxima do meu público do que uma atriz da Globo, por exemplo", opinou.
De acordo com Camila, o relacionamento mais próximo, resultado da criação das redes sociais, é o que abriu espaço para que os influenciadores digitais ganhassem notoriedade.
"Acho que uma relação de internet não é diferente, é uma relação entre pessoas. Quando mais aberta, mas vai estar próxima. É uma mentalidade que as pessoas não estão acostumadas. As celebridades estão acostumadas a vidas mais privadas, e eu não tenho uma parte da minha vida que eu escondo. Essa sensação de intimidade é o diferencial", comparou.
O alcance de Camila chamou atenção de empresas. A influenciadora é embaixadora da Pulse, marca de fones esportivos, e da Adidas. A fornecedora de material esportivo usou a imagem da jovem em postagem patrocinada para a Copa do Mundo.
"Foi quando lançaram a camisa. Uso para correr. Já fiz vários trabalhos para a Adidas. Eles usam minha relação com esporte, com a moda e com o público. Queriam unir essas três coisas", explicou.
Em contato com o UOL Esporte, a Adidas classificou como "ótima" a parceria com Camila. "Ela é parceira da marca e está sempre presente em nossas ativações".
Hoje, a faceta esportiva de Camila se restringe às corridas de rua em São Paulo, um de seus hobbies. Mas a produtora de conteúdo já foi praticante de patinação artística e chegou a investir bastante na modalidade.
"Fui federada por muitos anos na patinação artística, aquela com os patins de quatro rodinhas, não de gelo. Foram quase nove anos. No colegial, eu chegava a treinar dez horas por dia em época de competição, e estava conflitante. Ou eu estudava ou eu patinava. Foi uma opção que eu tomei, mas até hoje é uma paixão minha", afirmou.
Em relação ao futebol, Camila se diz animada com o ano de Copa do Mundo, mas não costuma acompanhar nenhum clube de perto. Automobilismo também não está entre as modalidades que a influenciadora acompanha.
Leia mais
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.