Topo

Blog da Redação

7 coisas que a gente só encontra na Liga dos Campeões da Ásia

UOL Esporte

20/02/2018 04h00

Divulgação

Preparem-se para a rodada desta semana na Liga dos Campeões! Não só a da Europa, mas também a da Ásia. Assim como o torneio mais famoso, a "Champions Asiática" tem grandes jogos com astros do futebol global, embora em uma escala diferente. As duas competições dão vaga para o Mundial de Clubes e contam com espetáculos nas arquibancadas. A diferença é que a da Ásia ainda está só no começo da fase de grupos… Até o fim do ano, ainda veremos muitas cenas como essas:

1. Torcida orquestrada


Lembra da comemoração dos torcedores islandeses na Eurocopa? A torcida do Pohang Steelers, da Coreia do Sul, faz ainda mais bonito. O zagueiro Won-Il Kim deu uma de maestro depois de uma vitória contra o Urawa Red Diamonds na edição retrasada da Liga, e o resultado foi este.

 

2. Muralha coreana


A Coreia do Sul é o país com mais títulos na Liga dos Campeões da Ásia, e seus torcedores estão entre os mais empolgados do continente. Em 2016, o Jeonbuk ficou com o título, e os fãs fizeram uma bonita festa com os jogadores depois do jogo de ida da final, que lembrou até a famosa "Muralha Amarela" do Borussia Dortmund.

 

3. Cem mil torcedores em um jogo

Atta Kenare/AFP

O estádio Azadi, em Teerã, é conhecido por atrair multidões de torcedores aos seus jogos. A Liga dos Campeões da Ásia de 2015 registrou o maior público do ano no jogo entre o Persepolis, do Irã, e o Al Nassr, da Arábia Saudita. Cem mil pessoas viram a vitória do time iraniano por 1 a 0 em partida válida pela fase de grupos. Depois disso, a capacidade oficial do estádio diminuiu para 78 mil pessoas. Seu recorde de público é de 128 mil pessoas, num jogo do Irã contra a Austrália nas eliminatórias para a Copa de 1998.

 

4. Quase ninguém num jogo importante

Getty Images

O Irã é capaz de impressionar o mundo com o público nos estádios – para o bem e para o mal. A estreia do Tractor Sazi na edição deste ano teve apenas 1.253 espectadores. Não à toa, o time iraniano foi derrotado pelo Al-Ahli em casa. A Coreia do Sul também vive essa bipolaridade: enquanto alguns jogos lotam, outros agonizam, como a derrota em casa do Jeju United contra o Cerezo Osaka na primeira rodada da Liga deste ano: menos de 4 mil torcedores no estádio com capacidade para 35 mil. Apesar dos belos espetáculos de algumas torcidas, a falta de público ainda é uma das principais preocupações da federação asiática em sua maior competição de clubes.

 

5. Comida de estádio 2.0

Divulgação

No Japão, é permitido levar sua própria comida e bebida ao estádio, mas as opções na hora do intervalo vão muito além da pipoca e do cachorro quente. Além de yakissoba e noodles, também é possível pedir um espetinho de frango – que também é uma popular comida de estádio no Brasil.

 

6. Lances inacreditáveis


A Liga dos Campeões da Ásia costuma aparecer no noticiário brasileiro graças aos lances incomuns de alguns de seus jogos – desde golaços incríveis a pixotadas inacreditáveis. Aconteceu um pouco dos dois na primeira rodada da edição deste ano, e em um só jogo. A goleada do Lokomotiv, do Uzbequistão, sobre o Al Wahda, dos Emirados Árabes, teve um gol de placa do meio de campo que poderia concorrer ao Puskas. Logo em seguida, outro golaço, só que contra…

 

7. "Sumidos" brilhando

Getty Images, AFP, Divulgação

Forlán, Sneijder e Xavi foram três dos grandes personagens da Copa de 2010, e você deve estar se perguntando se eles ainda jogam. Pois eles continuam na ativa, e disputam a Liga dos Campeões da Ásia. O uruguaio Forlán está no Kitchee, de Hong Kong, que estreou perdendo para o time de Alexandre Pato em jogo marcado por uma polêmica com o atacante brasileiro. Sneijder é a referência do Al-Gharafa, e Xavi está no Al Sadd, ambos no Qatar. A Champions Asiática ainda tem outras figuras conhecidas como Romarinho (Al Jazira), Hulk (Shanghai SIPG) e Ricardo Goulart (Guangzhou Evergrande).

 

VEJA TAMBÉM

Dinamarquês 'copia' Ibrahimovic e faz golaço de costas: assista

Na Turquia, Robinho assiste clássico e não esconde torcida: "Dá-lhe Peixe"

 

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação