Topo

Blog da Redação

Jailson e mais 10 goleiros que chegaram ao auge depois dos 30

UOL Esporte

29/03/2018 04h00

Thiago Bernardes/Framephoto/Estadão Conteúdo

Em 2014, o Palmeiras apostou em um jogador de 33 anos que era reserva do Ceará e nunca tinha disputado uma Série A. O objetivo era "tapar o buraco" da lesão de Fernando Prass. Poucos imaginavam o sucesso que ele teria anos depois. Foi destaque na conquista do Brasileirão em 2016. Agora, aos 36 anos, Jailson é o grande nome da classificação do Palmeiras para a final do Paulista. Mais um exemplo de goleiro que melhorou com o tempo:

1. Fernando Prass

Eduardo Knapp/Folhapress

O companheiro de Jailson também só despontou depois dos 30 anos. Quando chegou ao Vasco, em 2009, tinha 31. Foi no time carioca que ele ganhou projeção, graças às grandes defesas em jogos importantes e à conquista da Copa do Brasil de 2011. Em 2013, foi para o Palmeiras e logo virou ídolo da torcida.

 

2. Vanderlei

Ivan Storti/Santos FC

O adversário de Jailson na semifinal do Paulistão é outro exemplo: aos 33 anos, Vanderlei atingiu o seu ápice e foi eleito o melhor goleiro do Brasileirão de 2017. Ele chegou ao Santos em 2015, quando já tinha 31, e foi decisivo na conquista do bicampeonato estadual em 2016.

 

3. Rogério Ceni

Reuters

As maiores conquistas do ídolo são-paulino como titular do time vieram depois dos 30 anos: no Mundial de 2005, ele já tinha 32. Em seguida, disputou a Copa do Mundo com a seleção e comandou o São Paulo no tricampeonato do Brasileirão.

 

4. Fábio

André Yanckous/Agif

Em 2010, meses depois de completar 30 anos, o goleiro do Cruzeiro foi eleito o melhor da sua posição no Brasileiro, prêmio que voltaria a ganhar em 2013. Era o começo de sua fase mais vitoriosa no time, com o bicampeonato nacional e o título da Copa do Brasil.

 

5. Clemer

Divulgação/Inter

Quando chegou ao Internacional, em 2002, ele já era um goleiro experiente, de 33 anos, tricampeão carioca pelo Flamengo. Mas o melhor ainda estava por vir. Além do hexacampeonato gaúcho, Clemer conquistou Mundial, Libertadores e Sul-Americana. Virou um ídolo colorado.

 

6. Caballero

Getty Images

O goleiro reserva do Chelsea só fez o seu primeiro jogo pela seleção argentina aos 36 anos, no amistoso contra a Itália. Foi lembrado graças às atuações no seu clube anterior, o Manchester City, onde foi o herói improvável do título da Copa da Liga Inglesa em 2015.

 

7. Claudio Bravo

Darren Staples/Reuters

Em 2014, o goleiro chileno tinha 31 anos quando ganhou a maior oportunidade da carreira: jogar no Barcelona. Foi titular na campanha do bicampeonato espanhol e acabou sendo chamado por Guardiola para se juntar ao Manchester City dois anos depois.

 

8. Oliver Kahn

Getty Images

Depois de completar 30 anos, o alemão foi eleito três vezes o melhor goleiro do mundo pela Fifa. Na Copa de 2002, quando ganhou o prêmio de melhor jogador, ele já tinha 33.

 

9. Jens Lehmann

Reuters

O alemão tinha 33 anos quando assinou com o Arsenal, clube onde virou ídolo e atingiu o auge de sua carreira a partir de 2003. Aos 36 anos, ele foi titular da Alemanha na Copa de 2006.

 

10. Chilavert

Getty Images

Aos 30 anos, o paraguaio foi eleito o melhor goleiro do mundo pela Fifa em 1995, prêmio que voltou a ganhar em 1997 e 1998, graças às suas defesas (e gols) com a camisa do Vélez Sarsfield.

 

VEJA TAMBÉM

Jailson brilha, Palmeiras bate o Santos nos pênaltis e está na final

Na Espanha, goleiro leva gol por cobertura… Do goleiro adversário!

 

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação