Nostalgia: 5 games clássicos para quem ama esportes radicais
Curte esportes radicais e deu aquela nostalgia quando o assunto é jogá-los nos games? Pois bem, para quem pensa que só os jogos de futebol são históricos e marcaram época, estão muito enganados. Há muitos radicais que deixaram bastante saudade nos fãs.
Listamos aqui alguns que os mais entusiastas podem ficar com saudosismo, desde bem antigos com gráficos limitados até a outros já mais avançados e versáteis. Por incrível que pareça, desde a década de 1980 já existia jogos deste segmento. Fizemos uma seleção em grau de evolução até a década de 1990.
Pitfall!

Foto: Reprodução
Um dos mais "raízes" e clássicos jogos para os saudosistas. Esse game de 1982, do tradicional Atari, não chegava a ter um esporte radical como foco, mas foi o primeiro que envolve modalidades radicais na maneira de jogar. O personagem estava em uma floresta com o objetivo de recuperar um tesouro e enfrentava cobras, morcegos, escorpiões e vários outros insetos, além de necessitar usar cipós para sua locomoção.
Game Box Sports Radicais

Foto: Reprodução
Jogo do "finado" Master System, do longínquo 1987, e um dos primeiros desse gênero. No Brasil, também ficou conhecido como "Jogos de Verão". A prova mais clássica era o surfe, em que depois que se pegava a onda, apareciam jurados com plaquinhas com as notas. Havia também uma prova de bicicleta com obstáculos, algo próximo ao BMX olímpico, em que o desafio era superar troncos de árvores e pedras.
Califórnia Games

Foto: Reprodução
Do mesmo ano que o Game Box, mas para outro console, o Mega Drive, esse já tinha recursos gráficos e de jogabilidade mais avançados. Era possível andar em uma rampa de skate com o fundo do letreiro de Hollywood. Tinha a opção curiosa de fazer uma embaixadinha com uma pequena bola com a Golden Gate Bridge ao fundo. Além do surfe e BMX, havia também o patins, em frente a uma praia.
Cool Boarders

Foto: Reprodução
Já mais contemporâneo do que os dois cima, oriundo de 1996, para o Playstation, console ainda existente, e que contempla o snowboard, uma das grandes atrações dos Jogos Olímpicos de Inverno, com a adrenalina dos radicais sempre presente. Você guiava o jogador com sua prancha sobre a neve, desafiando curvas estreitas, rochas, árvores, e até a luminosidade, já que algumas vezes isso era feito à noite.
Tony Hawk

Foto: Reprodução
A franquia foi iniciada em 1999, para Nintendo, Game Boy, Dreamcast e Playstation. Muito parecido com o Cool Boarders em jogabilidade, mas trocando a neve e a montanha pela cidade. Tudo é feito pelo jogador em um skate que passa por vários cenários urbanos e desafios inúmeros para atrapalhá-lo, como caixas, muros, barras de ferro, entre outras coisas. O game que leva o nome do lendário skatista norte-americano teve várias versões, mas teve sua edição mais recente lançada em 2015.
Tiago Alcântara
Colaboração para o UOL, em São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.