Casemiro é autor cult? Sucesso no YouTube, casal se diverte com convocação
Centenas de milhares de pessoas costumam dizer que Leon e Nilce são rei e rainha do YouTube brasileiro. Nesta semana, eles divertiram seus inscritos – pessoas de todas as idades: quase 3 milhões no canal Cadê a Chave, mais de 8 mi no Coisa de Nerd – com um vídeo em que comentavam a lista de convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo com base apenas no que cada nome parece ser. Mais de 340 mil pessoas já o viram.
"Gabriel Jesus. É bom esse nome, não? Gabriel é nome de anjo, Jesus é nome de Jesus", diz Nilce. Em seguida, inicia-se uma discussão: será que o anjo Gabriel foi ao nascimento de Jesus? "Não, ele só foi anunciar antes para Maria", lembra Leon. "Mas ele não fazia o mesmo serviço de entrega?", questiona a jornalista. "Não vamos assumir que Gabriel fez uma coisa que ele pode não ter feito", conclui ele.
Quando chegaram ao nome de Cássio, decidiram assistir ao vídeo do momento em que o goleiro do Corinthians descobre que foi convocado por Tite. E notaram algo que havia passado batido para a maioria de nós: um enfeite com a palavra "gooooooool" em cima da mesa (confira no vídeo abaixo). "Pra um goleiro, não é bom ouvir a palavra gol, né?", brinca ela. "Devia ser 'traaaaave', porque é a coisa que o goleiro mais deve gostar de ouvir", concordou Leon.
"Fagner é aquele que vai ficar na banheira, porque 'quem dera ser um peixe' [em referência à famosa música do cantor Fagner]", cantaram. "Casemiro… Casemiro é nome de autor, Casimiro de Abreu. É nome de autor cult", disse Leon. Os dois entraram no famoso meme da internet e responsabilizaram a atriz Bruna Marquezine pelo desempenho de Neymar.
No entanto, quando o casal diz, em tom de exagero, que só se lembra de Neymar e Thiago Silva, é possível que alguém os veja como leigos no mundo do futebol. Ledo engano: o que pouca gente sabe é que Nilce fez reportagens esportivas no Brasileirão e no Campeonato Goiano para a TV Record entre 2007 e 2012 e, portanto, conhece de perto este universo.
Em determinado momento do vídeo, os produtores comentam as coincidências entre o desempenho da seleção brasileira em Copas do Mundo e eventuais crises econômicas e políticas. Sob esta interpretação, o UOL Esporte questionou aos dois: quantos gols será que o Brasil teria de fazer na Alemanha para que tudo ficasse bem no país depois do 7 a 1?
"Talvez uns 49? Piadas à parte, nosso comentário foi uma brincadeira com as coincidências históricas entre futebol e economia. Mas é interessante pensar em como o futebol faz vibrar umas emoções profundas no coletivo e mexem com a autoestima do brasileiro", responderam à reportagem.

Os canais Coisa de Nerd e Cadê a Chave somam mais de 11 milhões de seguidores (foto: reprodução/Instagram)
A rotina atribulada fez com que eles se distanciassem um pouco do esporte, bem como as constantes viagens a trabalho – não é raro descobrir que Leon e Nilce embarcaram para destinos diversos como Espanha, Coreia do Sul e até as Bahamas, onde (acredite se quiser) tiveram compromissos profissionais em meio ao paraíso.
"Por causa do nosso ritmo de produção para a internet, Leon e eu não estamos acompanhando tão de perto quanto já fizemos, apenas buscamos informações dos nossos times. Mas nada como a chegada da Copa para reviver a empolgação com o futebol", explicou ela ao UOL. Leon é botafoguense graças ao avô, mas Nilce, influenciada pelo bi mundial tricolor em 1992 e 1993, contrariou o avô santista ao se tornar são-paulina.
Em North Vancouver, cidade onde residem no Canadá, a dupla fez amizade com o chinês Jeff Feng; se tudo der certo, ele será devidamente apresentado à loucura brasileira do futebol durante o Mundial da Rússia. Boa notícia para quem é fã do Cadê a Chave, do Coisa de Nerd e do nosso esporte favorito.
Confira outros comentários divertidos que Leon e Nilce fizeram sobre os jogadores convocados por Tite:
Alisson: "Eu tive um crush em um Alisson na quarta série, mas não é esse mesmo Alisson"
Ederson: "Filho de Eder"
Marcelo: "Você precisa de um sobrenome, Marcelo. Marcelo é tipo aqueles nomes como Rodrigo, Rafael… Você tem que ter um sobrenome porque tem 300 pessoas com o seu nome, ninguém é só Marcelo"
Filipe Luís: "Por exemplo, aqui tem o Filipe Luís. Cansado de ver tanto Luís Filipe, o pai dele falou: esse aqui é o Filipe Luís"
Geromel: "É uma marca de mel. Geromel parece Gargamel. Seu pai queria que você fosse vilão dos Smurfs, mas é sua chance agora de provar todo mundo errado e ser o herói. Se for jogar contra a Argentina, eles são azuizinhos, parte pra cima! Pra acabar com os Smurfs da Argentina, Geromel neles"

Será que Geromel é a identidade secreta do vilão Gargamel, dos Smurfs? (foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Casemiro: "Não me é estranho. É nome de autor… 'Ai que saudade que eu tenho, da minha infância querida'. Nome de autor cult brasileiro"
Fernandinho: "Ótimo, entramos na fase do diminutivo. Depois do Fernandinho, vem o Paulinho"
Renato Augusto: "Nenhum Renato é só Renato. Aí, Marcelo, esse é o Renato Augusto. Você é Marcelo o quê?"
Philippe Coutinho: "Lição pro Marcelo. Ele já não precisava… Ph, com dois P no final… Mas precisa, ninguém é só Philippe"
Neymar: "O Neymar pode ser só Neymar. Quantos Neymares você conhece? De bônus, ele ainda coloca um Neymar Júnior. Caso surja um Neymar aí pra frente, a gente não fica na mesma situação do Ronaldinho/Ronaldinho. A gente teve que voltar e chamar o Ronaldinho de Ronaldo pra fazer diferença"
Roberto Firmino: "Firmino é um nome muito bom. Como é que você conseguiu manter Roberto no seu nome é um mistério… Porque se eu conheço um Firmino, ele é Firmino"
Taison: "Pra compor o nosso ataque aterrorizador com Gargamel, o Geromel, vem o Taison. Diz que seu primeiro nome é Mike, por favor, e que Taison é seu segundo nome"
Ana Carolina Silva
Do UOL, em São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.