Topo
Blog da Redação

Blog da Redação

Descubra qual história do esporte mais combina com o seu signo

Ana Carolina Silva

10/04/2019 12h00

A astrologia é um dos grandes divisores de águas do mundo moderno: há os que emolduram o próprio mapa astral e acreditam que o posicionamento dos astros possa ter influenciado sua personalidade de alguma forma, e há os que abominam o assunto "signo" e acham que o outro lado perdeu o juízo.

Outro tema que historicamente divide opiniões é o esporte, e qualquer semelhança com a astrologia não é mera coincidência. Os dois assuntos exigem fé de seus fanáticos, que analisam acontecimentos concretos e procuram explicações em conceitos abstratos.

Afinal, alguns dizem que o time do coração perdeu um gol porque o amigo ao lado comemorou antes da hora e "zicou" a jogada. Esta tradição não é menos supersticiosa do que acreditar que a posição de Marte no nascimento de um bebê pode influenciar sua personalidade como adulto.

O UOL Esporte não está aqui para contestar a fé destes grupos. Pelo contrário! A ideia é agradar a gregos e troianos, seja você um fã de esporte, de astrologia ou de ambos. Ao longo deste texto, você poderá descobrir qual história esportiva mais combina com o seu signo.

É importante dizer que os jogadores citados na lista não necessariamente são dos signos mencionados; estas são apenas brincadeiras comparando os acontecimentos e as características astrológicas. Os focos são as histórias, não os personagens delas.

Áries

(foto: AP Photo/Dado Galdieri)

Para evitar uma briga, nós achamos melhor não emitir opinião sobre essa suposta característica, mas dizem que arianos são briguentos. Quase todo mundo conhece essa fama, e há um jogador de futebol conhecido por ter um estilo parecido. "Entre brigar e bater o pênalti, eu prefiro ajudar na briga", disse Luis Fabiano em 2003. Na foto acima, ele é o camisa 9 dando uma voadora.

O árbitro já tinha apitado o fim do segundo tempo de São Paulo x River Plate, e a partida da Copa Sul-Americana seria decidida nos pênaltis, mas o atacante se envolveu em confusão antes das cobranças, foi expulso e falou a enigmática frase que abre este parágrafo. Posteriormente, Luis se disse arrependido, mas não há nada mais ariano do que defender seus amigos em uma briga.

Touro

(foto: arquivo pessoal)

Este signo é conhecido por ser determinado, teimoso, apegado às pessoas e ambicioso. Mas nós vamos focar no tema "comida". Prioridades, não é? Afinal, a gula é constantemente citada para descrever os taurinos. E há exemplos de todos os tipos: há pessoas que não abrem mão de gastronomia refinada, e tem gente que só quer comer algo simples que dê felicidade.

O lateral Bruno Cortez se encaixa neste segundo exemplo. O jogador já tinha condição financeira suficiente para planejar uma cerimônia mais ambiciosa, mas escolheu realizar seu casamento no Habib's, rede de fast food de comida árabe e outros quitutes. "Graças a Deus todo mundo pôde comer esfiha à vontade, quibe, coxinha, bolinho de bacalhau", disse ao UOL Esporte.

Gêmeos

(foto: Mikhail Shapaev/Fifa)

Como o nome "Gêmeos" sugere, trata-se de um signo que poderia ser mais de uma pessoa ao mesmo tempo. No mínimo, a personalidade é inconstante e indecisa. Em 2011, alegando "razões pessoais", Mario Fernandes rejeitou a convocação para a seleção brasileira.

Na época, surgiram teorias sobre estresse e até foi especulado que o atleta teria acordado atrasado no dia, mas o real motivo nunca veio a público. A decisão incomodou o técnico Mano Menezes, que deu a entender que o jogador não voltaria a ter chance sob seu comando. Dito e feito. Mario só voltou a ser chamado para o time do Brasil em setembro de 2014, com Dunga.

Porém, como não disputou partidas oficiais, ficou livre para defender a seleção da Rússia na Copa de 2018. Vale lembrar que o jogador já havia sumido em 2009, quando atuava na base do Grêmio e desapareceu. O caso mobilizou policiais dos três estados da região Sul, mas ele foi encontrado em Jundiaí, em São Paulo, dias depois.

Fãs do anime "Os Cavaleiros do Zodíaco" sabem que este signo pode ser um vilão difícil de lidar. Este não é o caso de Mario Fernandes, mas a característica inconstante do signo tem muito a ver com a história do lateral.

Câncer

(foto: AP Photo/Themba Hadebe)

Até quem nunca viu um jogo de futebol na vida já deve ter se deparado com a imagem de David Luiz chorando. O zagueiro foi às lágrimas em entrevista após a derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Mineirão, e revelou ter um coração canceriano. Ele só queria fazer seu povo sorrir. Não deu muito certo, mas ele queria muito e sofreu mais ainda.

"Desculpa, todo mundo. Peço desculpa a todos os brasileiros. Eu só queria ver o meu povo sorrir. Todos sabem o quanto era importante para mim ver o Brasil inteiro feliz, pelo menos por causa do futebol. Eles (alemães) foram melhores, se prepararam melhor, fizeram um jogo melhor. Tomamos quatro gols em seis minutos. É um dia de muita tristeza, mas muito aprendizado também. Na vida", disse.

Leão

(foto: Alexander Hassenstein/Getty Images)

Dessa vez, não vamos focar em uma única história; toda a existência de Zlatan Ibrahimovic resume bem o signo de Leão. O atacante costuma ilustrar seu ego com frases de efeito fortes sobre o próprio talento, normalmente referindo-se a si mesmo na terceira pessoa, e não economiza na autoestima. "Quando um clube me compra, está comprando uma Ferrari", afirmou.

Seu time não tem um Zlatan? Azar do seu time. Em 2012, quando foi eliminado da Eurocopa com a seleção da Suécia, Ibra disse: "Não dou uma m… para quem ganha, estou saindo de férias". Ao ficar de fora da Copa de 2014, fez questão de dizer que um Mundial sem seu futebol "não tem nada para se ver, não vale a pena esperar por essa Copa do Mundo".

Seremos justos aqui: não é todo jogador que consegue fazer um gol de bicicleta de fora da área, como ele fez na vitória sobre a Inglaterra em 2012 e levou a torcida inglesa a aplaudi-lo de pé. O craque pode até "se achar", mas tem moral para isso. Ibrahimovic não é leonino de verdade, embora sua existência inteira combine demais com o signo.

Virgem

(foto: Doug Pensinger/Getty Images)

Tratado como um dos melhores jogadores de basquete da história, Oscar Schmidt não nasceu. Foi construído em treinamentos. O perfeccionismo metódico que tanto atribuem a virginianos combina bem com a trajetória do atleta apelidado como "Mão Santa".

"Gostaria de ser lembrado como o cara que mais treinou no planeta. Porque essa é uma verdade. Não dá para fazer o que eu fiz, não dá tempo. Tenho um orgulho danado disso. É isso que me fez jogar basquete. Eu acredito pouco em talento e muito em treinamento", disse ao UOL Esporte.

Oscar já contou a história de quando deixou a mulher em trabalho de parto e foi treinar (veja o vídeo abaixo). "O doutor disse que ia demorar umas 4 horas. TUDO ISSO? Fui treinar", relatou, rindo. Mas fique tranquilo! Ele voltou a tempo de acompanhar o parto e fala sobre isso com muito carinho.

Libra

(foto: Michal CIZEK / AFP)

E-qui-lí-brio. Estas são as sílabas preferidas de pessoas do signo de Libra, mas quem costuma dizê-las pausadamente em entrevistas é o técnico Tite. O comandante da seleção brasileira faz discursos "professorais" e filosóficos que dividem opiniões. Recentemente, durante o amistoso que terminou com vitória sobre a República Tcheca, o narrador Galvão Bueno reclamou do estilo das declarações do treinador.

"Volte a ser um técnico de futebol. (…) O Tite que falava simples, o Tite que falava direto, o Tite que a gente chegou até a aplaudir na primeira entrevista coletiva. (…) Um idioma, uma pregação estranha que não dá para entender, usando palavras que nem existem. Um pacote de palavras embrulhado que não tem a ver com você", criticou. Ouça Tite falando:

Escorpião

(foto; Robson Ventura/Folha Imagem)

Você pode até tentar negar, mas escorpianos têm fama de rancorosos. E isso tem tudo a ver com um Palmeiras x Santos do Paulistão 2009. Naquela noite, Diego Souza se desentendeu com Domingos e ambos foram expulsos. Entretanto, o jogador do Verdão se irritou com a postura do zagueiro e precisou ser contido pelos companheiros de time para não avançar para cima do adversário.

Mas segurar uma pessoa movida pelo rancor pode ser tão complicado quanto conter um touro enfurecido. Por isso, Diego Souza conseguiu se desvencilhar dos colegas quando já estava perto do túnel do vestiário, pulou as placas de publicidade e voltou para acertar um forte chute nas pernas de Domingos. O palmeirense apenas queria ensinar uma lição ao rival. Depois do golpe, pareceu muito mais calmo sobre a expulsão.

Sagitário

(foto: AP Photo/Francisco Seco)

Não há nada mais sagitariano do que uma boa aventura inusitada. E se há alguém no universo esportivo que entende de "rolês aleatórios", este alguém é Ronaldinho Gaúcho. A participação do ex-jogador tocando percussão na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2018 foi o combustível para que o meme ganhasse ainda mais força.

A internet se divertiu ao encontrar uma foto dele com jaleco e óculos escuros, por exemplo. Sim, Ronaldinho está em todos os lugares. Você acha que viu um cara parecido com ele na lojinha da esquina há alguns dias? É possível que seja o próprio craque. Mas, justiça seja feita, os rolês do Bruxo não são tão aleatórios e sagitarianos assim: todos têm uma explicação. Ou quase todos.

Capricórnio

(foto: AFP)

Os torcedores mais jovens talvez não saibam que Vanderlei Luxemburgo já foi técnico do Real Madrid. O "pofexô" mostrou ambição ao assinar com o clube merengue e levar seu "pôjeto" para o Santiago Bernabéu. Parece até capricorniano, certo?

A forma como Luxa deixou o time também combina com o signo, já que ele se envolveu em uma arriscada queda de braço com Florentino Pérez depois de substituir Ronaldo. É preciso ter um espírito capricorniano para bater de frente com o presidente do Real Madrid.

Aquário

(foto: Mike Egerton – EMPICS/PA Images via Getty Images)

A astrologia diz que aquarianos são frios e calculistas. O futebol diz que Zidane foi um dos maiores de todos os tempos. O francês teve sangue frio suficiente para bater um pênalti com cavadinha na final da Copa do Mundo de 2006, contra a Itália, diante do goleiro Buffon.

Sim, ele converteu um pênalti com cavadinha em uma final de Copa do Mundo! Sabemos que a Itália acabou empatando com Materazzi e levou a melhor nas penalidades, mas o vice-campeonato mundial não diminui a frieza demonstrada por Zidane.

O craque seguiu o exemplo dos aquarianos e não permitiu que suas emoções o abalassem em um momento decisivo. Curiosamente, Zizou nem é de Aquário: o ídolo é do signo de Câncer, justamente o mais emotivo dentre os 12 do zodíaco.

Talvez esse lado menos frio tenha sido responsável pela cabeçada no peito de Materazzi, no mesmo jogo. Ou talvez não. Futebol não é matemática… Também não é astrologia.

Peixes

(foto: reprodução/SporTV)

O signo mais distraído do zodíaco. Em junho de 2015, Marinho fez dois dos gols do empate do Ceará contra o Santa Cruz, comemorou tirando a camisa e recebeu cartão por isso. Deixou o campo sorridente, mas foi avisado pelos repórteres de que aquele era seu terceiro amarelo. Portanto, perderia o jogo seguinte por suspensão automática.

O que Marinho disse a partir daí entrou para a história do humor futebolístico. Com vocês, a resposta de um jogador que ficou extremamente confuso:

"Tô (suspenso)? Que m…, hein? Sabia não! Eu só tomei um cartão contra o Atlético, não estou lembrado de outro. É? Que m…, hein. Pîo, não sabia. Ah! É… Vocês me falaram agora. Que m…, hein. Mas é isso! Ah, comemoro mesmo", disse ele, antes de concluir: "Ah, tô cansado, velho".

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.