Foto Histórica: Há 15 anos, Brasil goleava Rússia com apagão e Luxa no comando
Crédito da imagem: Fabiano Accorsi/Folhapress
Nesta segunda-feira, as seleções de Brasil e Rússia se enfrentam em mais um amistoso. Será o quinto encontro desde o fim da União Soviética, em 1991.

(Fabiano Accorsi/Folhapress)
O retrospecto é amplamente favorável aos brasileiros, com três vitórias (incluindo uma na Copa do Mundo de 1994) e um empate.
O maior triunfo verde e amarelo aconteceu em 1998, quando a seleção iniciava sua reformulação após o vice na Copa de 1998. O técnico Vanderlei Luxemburgo (na foto à esquerda) fazia seu terceiro jogo pela equipe e encarou a Rússia, no Castelão, em Fortaleza.
Antes da partida, um apagão nos refletores atrasou o início do duelo em cerca de 20 minutos. Na Foto Histórica acima, o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, e o zagueiro César (4), da Portuguesa, batem bola enquanto esperam a energia voltar na calorosa capital cearense.
Quando fez-se a luz, o Brasil entrou iluminado em campo e arrasou os rivais por 5 a 1, no dia 18 de novembro de 1998. Élber, Amoroso (2), Rivaldo e Marcos Assunção (na foto abaixo, comemorando gol com Flávio Conceição [5] e Amoroso) anotaram para a seleção, enquanto Kournokov descontou para os europeus.

(Fabiano Accorsi/Folhapress)
O Brasil de Luxa jogou com Rogério Ceni (Émerson); Cafu (Marcos Assunção), Antônio Carlos, César e Serginho; Vampeta (Narciso), Flávio Conceição, Rivaldo e Denílson (Jackson); Amoroso e Élber (Christian).
Já os russos foram a campo com Novossadov (Tchitchkin); Mamedov, Igonin, Varlamov e Solomatin (Kournokov); Igonin, Smertin (Kondrashov), Semak e Filippenkov (Coulatov); Kormiltsev (Bakharev) e Yessipov (Panov). O técnico era Anatoly Byshovets.
Com esse triunfo, Luxemburgo conquistou sua segunda vitória à frente da seleção, já que havia goleado o Equador também por 5 a 1 quatro dias antes, nos Estados Unidos. Em 1999, ele seria campeão da Copa América.
Luxa ficou até 2000 na seleção, saindo após perder nas quartas de final dos Jogos Olímpicos para Camarões, em uma partida que até hoje os brasileiros não conseguiram esquecer.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.