Foto histórica: Há 15 anos, Brasil atropelava Chile de Salas e Zamorano na Copa da França
Crédito da imagem: Juca Varella/Folhapress
Nesta quarta-feira, Brasil e Chile voltam a se enfrentar quase três anos após o último encontro entre as seleções, nas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Um dos jogos mais emblemáticos entre os rivais sul-americanos, no entanto, aconteceu há 15 anos, em 27 de junho de 1998, em Paris, pelo Mundial da França.
Na ocasião, os chilenos tinham uma equipe forte, cujos principais destaques eram a dupla de ataque formada pelos lendários Salas (então jogador do River Plate-ARG) e Zamorano (da Inter de Milão-ITA), além do meia Sierra, que havia fracassado no São Paulo, mas estava jogando o fino da bola no Colo-Colo, de seu país.
Após avançar em primeiro lugar no grupo com Noruega, Escócia e Marrocos, a seleção brasileira cruzou com o Chile nas oitavas de final, após La Roja passar em segundo na chave de Itália, Áustria e Camarões. Marcelo Salas era um dos artilheiros da competição naquele momento, com três gols marcados.
Na Foto Histórica acima, Dunga, capitão do Brasil, marca o atacante Zamorano, que passou em branco no confronto. A equipe verde e amarela atropelou o adversário e venceu por 4 a 1, com atuações destacadas de César Sampaio, autor de dois gols, e do atacante Ronaldo, que fez outros dois, além de ter feito talvez sua melhor partida na Copa (confira todos os gols no fim do post).
Naquele dia, no estádio Parque dos Príncipes (do Paris Saint-Germain), a seleção brasileira de Zagallo jogou com Taffarel; Cafu, Aldair (Gonçalves), Júnior Baiano e Roberto Carlos; Dunga, César Sampaio, Leonardo e Rivaldo; Bebeto (Denílson) e Ronaldo.
Já os chilenos, que se despediram da Copa sem nenhuma vitória (haviam empatado os três jogos da primeira fase), mandaram a campo Tapia; Reyes, Fuentes e Margas; Cornejo, Acuña (Musrri), Ramírez (Vega), Sierra (Estay) e Aros; Salas e Zamorano. O técnico era Nelson Acosta.
Depois dessa partida, o Brasil ainda eliminaria Dinamarca, com uma vitória por 3 a 2, e a Holanda, com um 4 a 2 nos pênaltis, após 1 a 1 no tempo normal, até chegar à fatídica final contra a França. Frente aos donos da casa, a equipe canarinho sucumbiu às cabeçadas de Zinedine Zidane e foi derrotada por 3 a 0, ficando com o vice.
A freguesia contra o Chile, porém, vem sido mantida desde então. Para se ter uma ideia do domínio sobre os rivais, a seleção brasileira não perde para La Roja há dez jogos, com nove vitórias e um empate. O último revés foi em 15 de agosto de 2000, quando os chilenos venceram por 2 a 0, pelas eliminatórias da Copa de 2002.
No total, Brasil e Chile já se enfrentaram 65 vezes até a partida desta quarta-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte. Foram 46 vitórias verde-e-amarelas, 12 empates e somente sete triunfos chilenos. E hoje, quem vencerá?
Veja os gols do 4 a 1 pela Copa do Mundo de 1998:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.