Topo

Blog da Redação

Entenda por que a Williams está sem seu principal patrocinador no Bahrein

UOL Esporte

04/04/2014 11h32

Você percebeu que a Williams não conta com o logotipo da Martini, sua principal patrocinadora, no GP do Bahrein de Fórmula 1? Isso ocorre devido às leis locais que proíbem a veiculação de propaganda de bebida alcóolica no país asiático.

Sem o nome da Martini, os carros e os pilotos apareceram no circuito de Sakhir apenas com a inscrição "Racing", mas com o símbolo e as cores da fabricante italiana.

Esse tipo de situação era comum na categoria, principalmente nas décadas de 1980 e 1990, e geralmente envolvia as empresas de tabaco, que patrocinavam equipes como McLaren, Ferrari, Williams, Benetton e Lotus.

A parceria entre Martini e Williams foi anunciada com bastante destaque no início deste ano, principalmente pela história da fabricante italiana de bebidas no patrocínio a equipes do automobilismo.

Foi com uma pintura semelhante à da Williams que o brasileiro José Carlos Pace venceu seu único GP de F1, em Interlagos, em 1975, em dobradinha com Emerson Fittipaldi, segundo colocado. Pace era piloto da Brabham, que contou com o patrocínio da Martini por alguns anos na década de 1970.

A marca da fabricante também se destacou no Mundial de Rali e em categorias de turismo, em parcerias com a Porsche, Lancia e Alfa Romeo, a partir da década de 1960.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação