Topo

Blog da Redação

Sementes, sopa e "podrão": as comidas preferidas nos estádios da Europa

UOL Esporte

22/02/2018 04h00

Pipoca, amendoim, cachorro-quente, sanduíche de pernil, espetinhos… Torcer realmente dá muita fome, e comer faz parte do ritual de ir ao estádio no Brasil. Na Europa também, só que lá os hábitos são um pouquinho diferentes. Um levantamento da Uefa mostrou quais são os petiscos que mais fazem sucesso entre os torcedores de lá:

Sementes

iStock

A semente de girassol é um dos aperitivos preferidos dos torcedores em toda a Europa, especialmente na Rússia. É bem tradicional nos estádios de lá, mas será que a Fifa vai deixar ela entrar nos jogos da Copa?

 

Cachorro-quente

Getty Images

Provavelmente a guloseima mais popular do mundo na hora de ver um jogo. É o lanche número 1 nos estádios de Alemanha, Polônia, República Tcheca, Luxemburgo, Eslováquia, Dinamarca, Suécia e Finlândia.

 

Galette-saucisse

Getty Images

É o cachorro-quente bretão, muito popular nos estádios da França. Trata-se de uma linguiça grelhada enrolada em um crepe.

 

Salamella

Altissimoceto.it

O lanche mais popular nos estádios da Itália é um pão recheado com a salamella, linguiça típica da região norte, que é aberta e espalmada antes de ser grelhada.

 

Piadina

Fernando Moraes/UOL

Também na Itália, mas especificamente na região da Emilia-Romagna e de San Marino, o sanduíche preparado em um pão fino e crocante domina a preferência dos torcedores.

 

Bocadillo

Getty Images

É tradição antiga na Espanha levar ao estádio um sanduíche de baguete enrolado em papel alumínio, popularmente conhecido como bocadillo. Além disso, os torcedores espanhóis também são apreciadores das sementes de girassol.

 

Bifana

Divulgação

Tradicional lanche de Portugal, o sanduíche de carne de porco conhecido como bifana é o preferido nos estádios lusitanos.

 

Empada

Getty Images

Na Inglaterra, o lanche mais tradicional nos estádios é uma torta de carne que, por aqui, seria chamada de empada.

 

Kafta

Reprodução

Na Albânia e na Bulgária, a carne moída no espeto é muito popular entre os torcedores e divide a preferência com o kebab.

 

Hambúrguer

iStock

O lanche pode ser encontrado em estádios de todo o mundo e é o número 1 entre os torcedores na Holanda.

 

Hambúrguer à milanesa

Reprodução

Os estádios da Áustria servem um tipo diferente de hambúrguer: o pão é recheado com schnitzel, o bife empanado preparado à moda de Viena.

 

Batata frita com maionese

Getty Images

Quem viu o filme "Pulp Fiction" deve se lembrar da cena em que o personagem de John Travolta descreve como os holandeses mergulham batata frita na maionese. Na verdade, este é o prato mais tradicional da Bélgica, e também dos estádios de lá.

 

Sopa

Getty Images

Não parece ser muito prático degustar uma sopa quente no meio de uma multidão de torcedores, mas o prato é bem comum nos jogos de futebol na Estônia, principalmente nos dias mais frios.

 

Pizza

Getty Images

Ao contrário da sopa, é bem prática de se comer no estádio; por isso, os torcedores da Islândia adotaram o hábito de comer algumas fatias durante os jogos.

 

Pão frito com alho

Divulgação

É um dos pratos mais tradicionais da Lituânia, e muito popular em jogos de futebol no país.

 

Pretzel

Reprodução/Flickr

Nos estádios da Hungria, o tradicional pão é servido em versão gigante e com queijo derretido por cima.

 

"Podrão"


Foi mais ou menos assim que os locais batizaram o lanche mais popular nos estádios da Grécia. O "vromiko", que em tradução livre significa "sujo", não tem nada de nojento. Ganhou esse apelido mais por causa de quem o consome, por ser o tradicional lanche da madrugada vendido na saída das festas. É um sanduíche preparado em pão grande que pode ser de salsicha, carne de kebab (tipo aquela do churrasco grego) ou frango empanado. Também leva repolho, cenoura, cebola, batata frita, ketchup, maionese e mostarda. É ou não é o legítimo "podrão"?

 

VEJA TAMBÉM

Arrependidos? Como a torcida da Inter reage à boa fase de Gabigol

7 coisas que a gente só encontra na Liga dos Campeões da Ásia

 

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação